Tecnologia

Desinfluência: o que é o fenômeno que desafia os influenciadores

Produtores de conteúdo usam as redes sociais para desinfluenciar o consumo excessivo e se contrapor à vida perfeita na internet

De post em post, de publi em publi, criou-se a profissão de influenciador digital. Uma profissão almejada por muitos, atraídos por oportunidades de viagens e luxo. De acordo com levantamento realizado pela empresa Inflr, especializada em marketing digital, 75% dos jovens brasileiros querem se tornar influenciadores digitais.

+ Leia mais notícias do SBT News

Segundo estudo da Nielsen, em 2022, o Brasil já tinha 10,5 milhões de contas com pelo menos 1 mil seguidores e 500 mil com mais de 10 mil fãs - atrás apenas dos Estados Unidos. Ao engajamento seguiu-se o investimento: o marketing de influência pode movimentar US$ 21 bilhões em todo o mundo em 2023, estima o Influencer Marketing Hub.

Empresas grandes e pequenas investem em influenciadores grandes e pequenos. De 2021 para 2023, dobrou o número de anunciantes que dedicam mais de R$ 1,5 milhão no ano para esse tipo de publicidade. É o que mostra um levantamento da YouPix em parceria com a Nielsen.

A venda começa com a exposição de um produto ou serviço, muitas vezes sem avisar de que se trata de um anúncio, nos perfis contratados nas redes sociais. Daí para o desejo e a compra, é uma questão de tempo.

Mas, para toda cultura, há um movimento contrário. A contratendência nesse caso é a desinfluência. No TikTok, a hashtag em inglês #deinfluencing tem mais de 256 milhões de postagens, e #deinfluencer, 27 milhões. 

Issaaf Karhawi defende que visão sobre influenciadores digitais é "limitada, estigmatizada e superficial" | Reprodução/Getty Images

Exaustos de tanta persuasão por parte dos influenciadores para vender, seja uma ideia, um estilo de vida, uma experiência, um curso ou produtos, os desinfluenciadores buscam questionar a necessidade de tanto consumo.

"Você realmente precisa de um novo guarda-roupa só porque a moda é outra?", "será que a roupa que ficou bonita na blogueira ficará tão bonita em você?","esse criador de conteúdo está realmente recomendado algo ou só está sendo pago para te vender esse produto?". Essas são algumas das provocações presentes nos perfis de desinfluência.

O movimento cresceu e ganhou até outras vertentes. Como aqueles criadores de conteúdos que buscam, na verdade, divulgar marcas que se dizem sustentáveis ou preocupadas quanto às questões de representatividade.

A questão, então, é nadar contra a maré. O desinfluenciar nada mais é do que influenciar de outra forma, sob outra perspectiva, explica Issaaf Karhawi, pesquisadora em comunicação digital no COM+, da Escola de Comunicações e Artes da USP. "Influenciar tem tanto a ver com aquilo que se estimula a fazer quanto aquilo que se desestimula", diz.

Karhawi acredita que esse movimento sirva, também, para tirar a "visão limitada, estigmatizada e superficial" de que os influenciadores são somente espécies digitais de garotos-propaganda. Para a especialista, o impacto deles vai além da lógica de consumo: "é também simbólico", afirma.

Além da cobrança por uma consciência de consumo, essa onda de desinfluência reflete também certo desgaste com a "vida perfeita" - gerada com os filtros de imagem e as fotos produzidas à exaustão. Os desinfluenciadores e seus seguidores preferem criar uma relação de trocas e vivências. A figura da celebridade inalcançável não atrai mais.

Os criadores de conteúdo com menos filtro e menos glamour ganham espaço nas redes, porque conseguem criar uma conexão com aqueles que o seguem. Há maior credibilidade quando a pessoa se sente íntima do criador e o vê como alguém como ela. Essa tendência de uma rede mais honesta levou à criação de uma rede social nova, a BeReal, em que os usuários são convidados a postar, sem produções, o que estão fazendo a um dado momento.

Karhawi acrescenta que o aumento do descrédito dos influenciadores se dá, também, por uma postura "irresponsável e antiética", como quando indicam aos seus seguidores  produtos que jamais usariam. "O movimento da desinfluência acaba trazendo de volta o outro lado da moeda de indicar um produto, que é poder dizer também quando algo não é tão bom".

*Estagiária sob supervisão de Letícia Sorg

Publicidade

Assuntos relacionados

portalnews
sbtnews
sbt-news
redes
redes sociais
influencidores
influencers
internet
desinfluencia
desinfluencer
desinfluenciador
tecnologia
noticias
sbt
influencia
redes-sociais

Últimas notícias

"Preciso de algum lugar para falar do Botafogo", diz Dino sobre manter redes sociais
Congresso - 13/12/2023
"Preciso de algum lugar para falar do Botafogo", diz Dino sobre manter redes sociais
Em sabatina, Sergio Moro falou ao indicado ao Supremo que seria de "bom-tom" ele se comprometer a deixar as redes de lado
Senado aprova projeto que regulamenta apostas esportivas
Congresso - 12/12/2023
Senado aprova projeto que regulamenta apostas esportivas
Texto é de autoria do Poder Executivo e agora retorna à Câmara dos Deputados
Magazine Luiza lança 1° serviço de nuvem pública brasileiro em escala global
Tecnologia - 12/12/2023
Magazine Luiza lança 1° serviço de nuvem pública brasileiro em escala global
30% da operação digital do Magalu está no próprio serviço, segundo a empresa. Saiba o que é uma nuvem
Perfil de Janja Lula no X (antigo Twitter) foi invadido por hackers; saiba como se proteger
Tecnologia - 12/12/2023
Perfil de Janja Lula no X (antigo Twitter) foi invadido por hackers; saiba como se proteger
Entenda como você pode deixar sua conta mais segura na internet para evitar uma invasão ou ataque de hackers
Netflix apresenta problemas de conexão e deixa internautas sem acesso ao streaming
Tecnologia - 12/12/2023
Netflix apresenta problemas de conexão e deixa internautas sem acesso ao streaming
Clientes não conseguiram dar play na noite desta 2ª feira, quando a plataforma lançou novo recurso de índice de velocidade
Flamengo "goleia" rivais como time carioca mais buscado no Google em 2023
Tecnologia - 12/12/2023
Flamengo "goleia" rivais como time carioca mais buscado no Google em 2023
Buscas por informações do Rubro-Negro no Google Trends foi maior que a soma do desempenho de Vasco, Fluminense e Botafogo
INSS vai adotar uso de Inteligência Artificial contra fraudes
Tecnologia - 11/12/2023
INSS vai adotar uso de Inteligência Artificial contra fraudes
Ideia é que uso de robôs faça análise de atestados médicos e reduza fila de espera para concessão de benefícios
Inteligência Artificial nas eleições preocupa e se torna alvo de debate nos três poderes
Tecnologia - 10/12/2023
Inteligência Artificial nas eleições preocupa e se torna alvo de debate nos três poderes
Lula tratou do tema durante reunião do Mercosul, Moraes defendeu inelegibilidade para candidatos que usarem IA para desinformar e Congresso terá debate na 2ª
Desinfluência: o que é o fenômeno que desafia os influenciadores
Tecnologia - 09/12/2023
Desinfluência: o que é o fenômeno que desafia os influenciadores
Produtores de conteúdo usam as redes sociais para desinfluenciar o consumo excessivo e se contrapor à vida perfeita na internet
Sam Altman é escolhido CEO do ano pela Time
Tecnologia - 07/12/2023
Sam Altman é escolhido CEO do ano pela Time
Em entrevista, executivo da OpenAI considera que demissão e retorno ao cargo como "10 entre 10 coisas malucas para se viver"