Tecnologia

O fenômeno das lives dos NPCs vivos: responsabilidade das plataformas em questão

As lives dos NPCs vivos ganham popularidade, levantando questionamentos sobre a responsabilidade das plataformas

As lives dos NPCs vivos estão em alta. Quem joga conhece bem o termo NPC, uma abreviação do termo em inglês "non-playable character" ou personagem não jogável. Esses personagens são comuns em jogos, seja para preencher o cenário ou para fornecer missões e orientações aos jogadores. No TikTok, surgiu um fenômeno em que pessoas imitam esses NPCs em transmissões ao vivo, falando frases específicas ou agindo de maneira diferente quando recebem presentes virtuais. Posteriormente, esses presentes são trocados por dinheiro real.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O próprio Felca, um influenciador digital, criou seu próprio personagem NPC e realizou lives nesse formato. Ele chegou a arrecadar 30 mil Reais, que foram doados para a caridade. No entanto, o TikTok emitiu um comunicado anunciando que irá restringir esse tipo de live.

Essa tendência tem gerado críticas para aqueles que realizam esse tipo de live, mas é importante questionar a responsabilidade das plataformas nesse contexto. As plataformas de mídia social desempenham um papel fundamental na moderação e supervisão do conteúdo compartilhado por seus usuários.

Embora a popularidade das lives dos NPCs vivos possa ser atribuída à criatividade e inovação dos criadores de conteúdo, é importante considerar os possíveis impactos negativos dessa prática. A monetização dessas lives pode incentivar comportamentos enganosos ou manipulativos, levando a uma exploração da generosidade dos espectadores.

Portanto, as plataformas têm a responsabilidade de estabelecer diretrizes claras e políticas de moderação que protejam tanto os usuários quanto os espectadores. Restringir ou controlar esse tipo de conteúdo pode ser uma medida necessária para evitar abusos e garantir a integridade das transmissões ao vivo.

Em última análise, é fundamental encontrar um equilíbrio entre a liberdade criativa dos usuários e a proteção dos usuários e da comunidade em geral. As plataformas devem estar atentas e tomar medidas adequadas para evitar possíveis abusos e garantir que a experiência dos usuários seja segura e positiva.

Assista ao vídeo

+ Deep fake: como se proteger de golpe que usa inteligência artificial

Publicidade

Assuntos relacionados

tech-news
technews
sbtnews
portalnews
noticias
armindo-ferreira
NPC
lives
TikTok
monetização
responsabilidade das plataformas
moderação de conteúdo
liberdade criativa
proteção dos usuários
impacto negativo
influenciador

Últimas notícias

"Preciso de algum lugar para falar do Botafogo", diz Dino sobre manter redes sociais
Congresso - 13/12/2023
"Preciso de algum lugar para falar do Botafogo", diz Dino sobre manter redes sociais
Em sabatina, Sergio Moro falou ao indicado ao Supremo que seria de "bom-tom" ele se comprometer a deixar as redes de lado
Senado aprova projeto que regulamenta apostas esportivas
Congresso - 12/12/2023
Senado aprova projeto que regulamenta apostas esportivas
Texto é de autoria do Poder Executivo e agora retorna à Câmara dos Deputados
Magazine Luiza lança 1° serviço de nuvem pública brasileiro em escala global
Tecnologia - 12/12/2023
Magazine Luiza lança 1° serviço de nuvem pública brasileiro em escala global
30% da operação digital do Magalu está no próprio serviço, segundo a empresa. Saiba o que é uma nuvem
Perfil de Janja Lula no X (antigo Twitter) foi invadido por hackers; saiba como se proteger
Tecnologia - 12/12/2023
Perfil de Janja Lula no X (antigo Twitter) foi invadido por hackers; saiba como se proteger
Entenda como você pode deixar sua conta mais segura na internet para evitar uma invasão ou ataque de hackers
Netflix apresenta problemas de conexão e deixa internautas sem acesso ao streaming
Tecnologia - 12/12/2023
Netflix apresenta problemas de conexão e deixa internautas sem acesso ao streaming
Clientes não conseguiram dar play na noite desta 2ª feira, quando a plataforma lançou novo recurso de índice de velocidade
Flamengo "goleia" rivais como time carioca mais buscado no Google em 2023
Tecnologia - 12/12/2023
Flamengo "goleia" rivais como time carioca mais buscado no Google em 2023
Buscas por informações do Rubro-Negro no Google Trends foi maior que a soma do desempenho de Vasco, Fluminense e Botafogo
INSS vai adotar uso de Inteligência Artificial contra fraudes
Tecnologia - 11/12/2023
INSS vai adotar uso de Inteligência Artificial contra fraudes
Ideia é que uso de robôs faça análise de atestados médicos e reduza fila de espera para concessão de benefícios
Inteligência Artificial nas eleições preocupa e se torna alvo de debate nos três poderes
Tecnologia - 10/12/2023
Inteligência Artificial nas eleições preocupa e se torna alvo de debate nos três poderes
Lula tratou do tema durante reunião do Mercosul, Moraes defendeu inelegibilidade para candidatos que usarem IA para desinformar e Congresso terá debate na 2ª
Desinfluência: o que é o fenômeno que desafia os influenciadores
Tecnologia - 09/12/2023
Desinfluência: o que é o fenômeno que desafia os influenciadores
Produtores de conteúdo usam as redes sociais para desinfluenciar o consumo excessivo e se contrapor à vida perfeita na internet
Sam Altman é escolhido CEO do ano pela Time
Tecnologia - 07/12/2023
Sam Altman é escolhido CEO do ano pela Time
Em entrevista, executivo da OpenAI considera que demissão e retorno ao cargo como "10 entre 10 coisas malucas para se viver"