Google e Renault anunciam desenvolvimento de carro inteligente
Parceria anunciada prevê veículos mais personalizados aos motoristas além da digitalização de fábricas pelo mundo
A gigante de tecnologia Google e a fabricante de veículos francesa Renault anunciaram a expansão de uma parceria de quatro anos para fazer o desenvolvimento de um software avançado para veículos futuros.
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Segundo o anúncio feito pelas empresas, o Software Defined Vehicle (SDV) em traução literal "veículo definido por software", será construído no sistema operacional Android Automotive, da Google, e ele vai enviar dados para os servidores em nuvem da empresa de tecnologia para processamento.
Essa nova tecnologia pode impactar as principais marcas automotivas do grupo francês -- Renault, Dacia, Alpine e Mobilize.
Em caminho contrário de outros grupos automotivos que usam o sistema de nuvem Amazon Web Services (AWS), a Renault escolheu a Google como seu 'provedor de nuvem preferido'.
Veículo gêmeo digital
Diferente do primeiro acordo entre as duas empresas, este em aborda uma complexidade. Tanto Google como Renault afirmam que estão trabalhando juntos para criar um "Gêmeo Digital", ou seja, criar uma cópia de carbono virtual de um veículo com recursos avançados de inteligência artificial.
A partir disso, a Renault e Google esperam gerar "uma integração mais fácil e contínua de novos serviços no veículo e a criação de novos serviços a bordo (In-Car Services) e aplicativos off-board".
Teste para inteligência artificial
A estratégia o desenvolvimento do software é testar novos recursos de inteligência artificial em uma simulação virtual, que permite ajudar a melhorar as operações do veículo por meio de diagnósticos levantados em tempo real.
Por exemplo, a inteligência artificial pode fazer com que o carro informe ao motorista o momento de fazer a manutenção do veículo ou até mesmo vai avisar o condutor que está corrigindo um problema.
Além disso, o software permitirá aos donos destes veículos uma personalização do ambiente, como o comportamento de direção, lembretes de destinos visitados com frequência e pode informar sobre pontos de carregamento de veículos elétricos.
Uma outra ponta da cadeia de negócio pode ser afetada diretamente também, os seguros de carro, que podem ser regulados conforme as informações extraídas do veículo, baseadas no uso do motorista que quer renovar ou fazer uma apólice.
"A complexidade da arquitetura eletrônica dos carros está aumentando exponencialmente, levada pela sofisticação das funcionalidades e serviços esperados pelos consumidores. Equipado com uma plataforma IT compartilhada, atualizações contínuas e acesso simplificado aos dados do carro, a abordagem SDV desenvolvida em parceria com a Google vai transformar nossos veículos e ajudar a servir as futuras necessidades de consumidores." - declarou Luca de Meo, CEO da Renault.
Corrida contra a Tesla
Essa busca pelo software veicular ideal tem nome: Tesla. A empresa do bilionário Elon Musk, já começou a desenvolver o que os clientes esperam para os softwares de seus carros.
No mercado futuro, a proposta é vender um veículo com as configurações básicas de sistema e os recursos seriam aprimorados e atualizados aos poucos por meio de serviços conectados, como um aplicativo que precisa de atualizações periódicas.
Indústria 4.0
Além disso, a Renault espera que as 22 fábricas existentes no mundo -- 4 delas no Brasil -- que tem mais de 2.500 máquinas, possa otimizar sua produção por meio de gerenciamento de dados.
Assim, com análise e uso destas informações por meio de machine learning (aprendizado de máquina) e inteligência artificial para aprimorar a cadeia de suprimentos, produzindo melhores produtos e reduzindo o impacto no meio ambiente.
"Este acordo e o compromisso entre nossas equipes de gerenciamento de TI, manufatura e supply chain vão acelerar a implantação do nosso plano de Indústria 4.0, projetado para transformar e conectar nossas fábricas e processos de logística em todo o mundo para melhorar nossos padrões de excelência e desempenho.", explica José Vicente de los Mozos, diretor de Fabricação e Logística e membro do Comitê Executivo do Grupo Renault.
Google no mercado automotivo
A Google vem tentando se estabelecer neste mercado há mais de 10 anos e gradualmente vem fechando parcerias com outras montadoras para aprimorar sua tecnologia, para ser disponibilizada no mercado.
Além da Renault, outras montadoras como General Motors, Honda, Volvo, BMW e Ford também vêm desenvolvendo sistemas com a gigante de tecnologia em busca de um software ideal que seja ideal para seus clientes.