Mercado gamer mostra sua força no Brasil Game Show
Evento reuniu 400 expositores e revelou força desse segmento econômico no país
A Brasil Game Show é o maior evento do universo dos games da América Latina e reúne os principais players desse mercado num evento anual, interrompido nos últimos dois anos por conta da pandemia. O retorno aconteceu na última semana e reuniu cerca de 400 expositores, num evento que claramente reforçou a força dessa indústria no país.
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
+ Assista todas as edições do Tech News
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Trata-se de um mercado com potencial de movimentar US$ 13 bilhões no Brasil, de acordo com a Forbes, e que globalmente tem o tamanho de mais de US$ 200 bilhões. O SBT Games marcou presença num estande cheio de atividades, com as estrelas da casa, fazendo interações com os visitantes, distribuição de brindes e concursos variados.
Tech News esteve no evento e entrevistou os principais executivos desse segmento. É o caso da empresa Multi (antiga Multilaser) que levou sua divisão gamer Warrior. A Eliane Pacheco -- diretora de marketing da marca -- fez questão de ressaltar que a intenção foi levar mais momentos de experiência do que vender produtos. "Nossa intenção é trazer a comunidade para mais perto, depois de dois anos a gente estava com saudades", explicou Eliana.
A AMD, empresa fabricante de processadores e placas de vídeo, reforçou sua proximidade com o universo gamer, apresentando o novo Ryzen 7000 e suas placas gráficas Radeon. Em seu espaço na Brasil Game Show eles levaram campeonatos de games, concursos de cosplay e estações de jogos. Pude conversar com a diretora de marketing, Daniela Nunes, que nos adiantou em primeira mão, o que a empresa deve fazer diversas promoções até o final do ano, ajudando quem precisa fazer um upgrade do computador. "Vem muita coisa boa até o final do ano e não só Black Friday, mas também Copa do Mundo e Natal".
Investir nas categorias de base dos esportes eletrônicos parece ser o foco principal da LG nesse universo, que esteve com o Fluxo -- uma das principais organizações de eSports do País -- para mostrar seus monitores de alto desempenho para o cenário competitivo dos jogos digitais. Leonardo Almeida, gerente sênior de IT e B2B da empresa coreana, me falou que eles investem em peneiras há mais de 7 anos, tendo mais de 100 mil inscritos nessas iniciativas. "Por ser um mercado muito online, a gente aproveitou a BGS para trazer uma arena onde todos puderam jogar e conferir a qualidade dos nossos produtos".
Já a Acer levou sua linha de equipamentos gamers para o evento com uma preocupação ambiental importante. A empresa irá somar todas as horas jogadas em seu estande e compensar os créditos de carbono. "Todo estande é reciclado e reciclável e dentro das iniciativas usamos pouco papel e também trouxemos uma estação de coleta de lixo eletrônico", destacou o Danilo Santander, gerente de marketing da Acer do Brasil.
Já a PlayStation, marca de consoles gamers da Sony, fez história ao montar um estande com mil metros quadrados, o maior da história da Brasil Game Show.
Assista a edição do Tech News desta 3ª feira (18.out):