Eleições

À véspera do fim do prazo de convenções, partidos ainda não fecharam palanques

Principais candidatos à Presidência correm por acordos em maiores colégios eleitorais

Com apenas um dia para o fim do prazo no qual, pela legislação, as convenções partidárias devem ser realizadas, os partidos dos principais candidatos a presidente da República ainda não fecharam os palanques para os políticos em ao menos um dos três maiores colégios eleitorais do país: São Paulo (22,16% dos 156.454.011 eleitores aptos a votar neste ano), Minas Gerais (10,41%) e Rio de Janeiro (8,2%). Os eventos de siglas para definir candidaturas e aprovar nomes devem ser realizados até 6ª feira (5.ago).

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

No território paulista, o líder nas pesquisas de intenção de voto para governador, ex-prefeito paulistano Fernando Haddad (PT), deve definir até o último dia o nome que será candidato a vice-governador em sua chapa. Conforme apurou o SBT News, a médica Marianne Pinotti (PSB) está entre os cotados, e o PT e o pré-candidato do Partido Trabalhista Brasileiro (PDT), ex-prefeito de Santana de Parnaíba Elvis Cezar, trataram sobre uma possível aliança na qual o PDT indicaria o candidato a vice de Haddad. Entretanto, quando questionado se negociações nesse sentido foram abertas entre os dois partidos, Elvis pontuou: "Por um lado, é muito gratificante saber que as outras legendas e os outros candidatos veem em nós uma candidatura que tem um grande potencial para que possa fazer uma boa disputa no estado de São Paulo. A valorização da nossa candidatura mostra que o povo de São Paulo tem aderência às nossas propostas e ao que nós pensamos. Por outro lado, é muito importante ressaltar que nós temos a convicção plena na candidatura do nosso presidenciável Ciro Gomes".

O PT tem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato à Presidência. De acordo com Elvis, "seria muito importante" para o Brasil que São Paulo "leve a bandeira do Ciro" por meio de sua candidatura. Esta, em suas palavras, "é verdadeira, real e apoiada pelo povo de São Paulo. E convicta de que a melhor proposta para o Brasil é a que o nosso presidenciável Ciro Gomes defende". O presidente do PDT paulistano, Antonio Neto, por sua vez, disse que não há chance de aliança da sigla com o PT. "Assim como no Brasil, defendemos uma alternativa à crise produzida pelo PT e à barbárie bolsonarista. O PDT de SP é 100% Ciro Gomes e pelo Projeto Nacional de Desenvolvimento", completou.

+ MP pede que TSE rejeite ação por encontro com embaixadores

A convenção estadual do Partido Democrático Trabalhista será realizada às 17h desta 5ª feira (4.ago), na Liberdade, região central da capital paulista. O partido também ainda não definiu o candidato a vice para Elvis. No PT e no Psol, ambos integrantes do movimento Vamos Juntos pelo Brasil -- de apoio à candidatura de Lula --, setores desejavam que a ex-ministra do Meio Ambiente e candidata a deputada federal por São Paulo, Marina Silva, se candidatasse a vice na chapa de Haddad, mas, acrescentou o petista em evento na Fiesp nesta 4ª, "ela julgou que o papel dela no Congresso é mais importante em virtude do que está acontecendo na Amazônia".

O PL, do presidente Jair Bolsonaro, por outro lado, já confirmou a chapa em São Paulo: o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos) concorrerá para governador, e o ex-prefeito de São José dos Campos (SP) Felício Ramuth (PSD), para vice-governador. Já o PSDB, que apoia a senadora Simone Tebet (MDB) na corrida ao Palácio do Planalto, tem o governador Rodrigo Garcia (PSDB) disputando a reeleição, mas não definiu o nome para vice; as negociações para a indicação ocorrem com o União Brasil -- que tem a senadora Soraya Thronicke (MS) como presidenciável -- e o MDB. O União apresentou ao PSDB uma lista com vários nomes, entre eles, o do deputado federal Geninho Zuliani (SP); um político do primeiro partido em São Paulo disse à reportagem vê-lo como o favorito da listagem. Já um dos nomes apresentados pelo MDB foi o da ex-prefeita de Itapetininga (SP) Simone Marquetto, mas depois foi retirado das sugestões, porque é considerada pela legenda como puxadora de votos na chapa para deputado federal.

Ao SBT News, há dois dias, o ex-presidente Michel Temer (MDB) disse que "tudo está indicando" que a escolha do vice de Garcia será feita pelo MDB. "Eu sei que o prefeito [paulistano] Ricardo Nunes e o Baleia Rossi [presidente do partido] estão conversando muito com o governador Rodrigo Garcia, e as conversações vão indo muito bem. Eu tenho quase absoluta convicção de que o vice será indicado pelo MDB", afirmou.

Minas Gerais

No território mineiro, o Movimento Democrático Brasileiro declarou apoio à candidatura do governador Romeu Zema (Novo) à reeleição e deixou Tebet sem palanque próprio. Ele deverá ter como candidato a vice, na chapa, o ex-secretário-geral do governo, Mateus Simões (Novo). O PL confirmou a candidatura do senador Carlos Viana (MG) ao Executivo de Minas Gerais; o candidato a vice será indicado pelo União Brasil, e o nome mais cotado é o do deputado federal Bilac Pinto (MG).

O palanque de Lula no estado é o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD); o candidato a vice, em sua chapa, foi indicado pelo PT e é o deputado estadual André Quintão. Já o PDT de Ciro Gomes apoia a candidatura do ex-deputado federal Marcus Pestana (PSDB) a governador mineiro. Ele declarou apoio a Ciro na corrida presidencial. O nome do vice de Pestana ainda não está definido.

Rio de Janeiro

Com o rompimento, por parte do diretório fluminense do PT, do apoio à candidatura do deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) ao governo do Rio de Janeiro, Lula pode perder o palanque no terceiro maior colégio eleitoral do país. Segundo o diretório estadual, com o nacional e os outros partidos da federação Brasil da Esperança (PCdoB e PV), estão sendo discutidas alternativas de coligação majoritária do RJ, com o objetivo de ter "um forte palanque do Lula" no estado. Há cerca de duas semanas, o ex-prefeito de Maricá e presidente nacional do PT, Washington Quaquá, disse que estava discutindo com a pré-campanha da chapa Rodrigo Neves-Felipe Santa Cruz uma aliança para o deputado estadual André Ceciliano (PT) concorrer ao Senado. A chapa, encabeçada por filiado ao PDT, apoia Ciro Gomes.

O PL tem o governador Cláudio Castro na disputa pela reeleição. O pré-candidato a vice, em sua chapa, é o ex-Prefeito de Duque de Caxias Washington Reis (MDB), ou seja, Tebet fica sem palanque próprio no estado também.

+ Pablo Marçal ameaça judicializar convenção nacional do Pros

+ Direção do Pros declara apoio a Lula e racha no partido se aprofunda

+ Genial/Quaest: Lula perde espaço entre eleitores mais jovens

Publicidade

Assuntos relacionados

portalnews
sbtnews
eleicoes
política
palanques
definição
nomes
período
PL
PT
convenções partidárias
MDB
PSDB
PDT
candidatos
presidente
governador
vice
chapa
guilherme-resck

Últimas notícias

Datena vai se filiar ao Partido Socialista Brasileiro nesta terça-feira (19.dez)
Brasil - 18/12/2023
Datena vai se filiar ao Partido Socialista Brasileiro nesta terça-feira (19.dez)
Filiação vem em meio a especulações sobre possível indicação do jornalista para ser candidato a vice-prefeito de São Paulo em chapa com Tabata Amaral
Conferência Eleitoral do PT tem discursos, carta pela "desbolsonarização do governo" e bandeira da Palestina
Eleições - 09/12/2023
Conferência Eleitoral do PT tem discursos, carta pela "desbolsonarização do governo" e bandeira da Palestina
Evento começou nesta 6ª feira (8.dez) em Brasília; Lula prometeu ser "um bom cabo eleitoral" nas eleições de 2024
Destino de Bolsonaro "terá de ser também a cadeia", ataca Gleisi
Brasil - 09/12/2023
Destino de Bolsonaro "terá de ser também a cadeia", ataca Gleisi
Presidente nacional do PT discursou em Conferência Eleitoral da sigla
"Vai ser outra vez Lula e Bolsonaro disputando essas eleições no município", diz presidente
Brasil - 09/12/2023
"Vai ser outra vez Lula e Bolsonaro disputando essas eleições no município", diz presidente
Em discurso na Conferência Eleitoral PT 2024, petista falou que a militância "não pode ficar com medo"
Moraes dá 48 horas para Meta enviar vídeo publicado por Bolsonaro após o 8 de janeiro
Justiça - 06/12/2023
Moraes dá 48 horas para Meta enviar vídeo publicado por Bolsonaro após o 8 de janeiro
Ex-presidente fez publicação questionando regularidade das eleições após os atos golpistas
Com 7 pré-candidatos em capitais confirmados, PT prepara "grande largada" para as eleições
Eleições - 02/12/2023
Com 7 pré-candidatos em capitais confirmados, PT prepara "grande largada" para as eleições
Sigla fará Conferência Eleitoral com presença de Lula em dezembro
TSE inicia teste de segurança das urnas eletrônicas para as eleições municipais
Brasil - 27/11/2023
TSE inicia teste de segurança das urnas eletrônicas para as eleições municipais
Durante cinco dias, técnicos e especialistas poderão acessar os componentes internos e externos do equipamento
Novo anuncia economista Marina Helena como pré-candidata a prefeita de São Paulo
Eleições - 30/10/2023
Novo anuncia economista Marina Helena como pré-candidata a prefeita de São Paulo
Ela foi diretora de desestatização do Ministério da Economia a convite do então ministro Paulo Guedes
Qual a distância entre a eleição argentina e a brasileira
Eleições - 28/10/2023
Qual a distância entre a eleição argentina e a brasileira
Confira quatro diferenças e quatro semelhanças do processo eleitoral e dos candidatos do Brasil e da Argentina
Argentina registra quatro ameaças de bomba em aeroporto de Buenos Aires
Mundo - 21/10/2023
Argentina registra quatro ameaças de bomba em aeroporto de Buenos Aires
País realiza eleições presidenciais no próximo domingo