Politica justica

TSE inicia julgamento de ações contra Jair Bolsonaro por uso eleitoral do 7 de Setembro

Tribunal Superior Eleitoral julga ações do PDT e da senadora Soraya Thronicke contra o ex-presidente por uso eleitoral do 7 de Setembro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou, nesta 3ª feira (24.out), o julgamento de três açoes que acusam o então presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), de usar a máquina pública no dia 7 de Setembro de 2022, o Bicentenário da Independência, para uso político-eleitoral.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Os autores dos processos contra o ex-presidente são o Partido Democrático Trabalhista (PDT) e a então candidata à presidência, a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS). Ambos acusam Bolsonaro de abuso político e econômico para fins eleitorais. Foram duas  Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes), uma do PDT e outra de Soraya - à época candidata à presidência - e uma representação também protocolada pela senadora.

Assista ao vídeo

O relator de todos os processos é o ministro Benedito Gonçalves. Caso assim a Corte entenda, Jair Bolsonaro pode ser condenado novamente à inelegibilidade. No final de junho, o TSE já deixou Bolsonaro inelegível por oito anos por ter reunido embaixadores no Palácio do Planalto para atacar o processo democrático e eleitoral do Brasil, à época, também presidido por ele. 

Leia também: 

Publicidade

Assuntos relacionados

Política
bolsonaro inelegível
benedito gonçalves
tse
alexandre de moraes
portalnews
sbtnews
noticias