Mundo

Controverso, Javier Milei toma posse como presidente da Argentina neste domingo

Chegada ao poder transforma Argentina em polo da direita. Lula não irá à cerimônia em Buenos Aires, que terá Jair Bolsonaro e outras autoridades

O controverso Javier Milei será empossado neste domingo (10.dez) como novo presidente da Argentina. Vencedor das eleições realizadas em novembro, depois de superar no segundo turno o candidato do atual governo, Sergio Massa, ministro da Economia de Alberto Fernandez, Milei chega ao poder como um personagem repleto de peculiaridades e promete mudanças radicais na economia e na administração pública argentina. 

+ Leia mais notícias do SBT News

Milei transforma ainda a Argentina como um importante polo de concentração da extrema-direita mundial. Sua vitória nas eleições presidenciais foi muito celebrada por dois nomes a quem Milei sempre esteve muito alinhado: os ex-presidentes Jair Bolsonaro, do Brasil, e Donald Trump, dos Estados Unidos. Bolsonaro chegou nesta 5ª feira (07.nov) a Buenos Aires e já se encontrou com o novo presidente argentino. Junto com ele foi uma comitiva de políticos e autoridades brasileiras, entre eles o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi duramente criticado por Milei durante a campanha presidencial argentina, decidiu não ir à posse e enviou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para a cerimônia. Outros dois presidentes de países da América do Sul, com viés de esquerda, não irão à posse: Gustavo Petró, da Colômbia, e Luis Arce, da Bolívia. Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, enviará um representante.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, confirmou presença em sua primeira visita à América Latina desde o início da Guerra da Ucrânia. Também estarão o presidente da Hungria Viktor Orbán; o rei da Espanha, Felipe VI; e o presidente da Armênia, Vahagn Khachaturyan.

A posse de Milei inclui um passeio pelas principais vias do Centro de Buenos Aires, a chegada ao Congresso Nacional, a ida à Casa Rosada, missa e apresentação de gala. Também vai receber líderes e autoridades estrangeiras.

Programação da posse

10h30: Saída do Hotel Libertador
11h00: Chegada ao Congresso Nacional para Assembleia Legislativa
11h10: Assinatura do livro de visitantes ilustres com Victoria Villarruel
11h30: Cerimônia e ato de transferência: Milei prestará o juramento exigido e em seguida receberá os atributos de comando do presidente que deixa o cargo, Alberto Fernández
12h00: Discurso na escadaria do Congresso
12h30: Retorno à Casa Rosada em um conversível Valiant III
13h00: Missa na Catedral Metropolitana de Buenos Aires
13h30: Recepção de líderes e autoridades estrangeiras
17h30: Posse dos Ministros na Sala Branca
18h30: Coquetel
20h00: Apresentação de gala no Teatro Colón

Uma das medidas adotadas por Milei foi reduzir de 18 para 8 o número de ministérios do governo. Um dos ministérios extiontos foi o da educação. Milei é um defensor da fusão dos ministérios da Saúde e da Educação como uma forma de reduzir os gastos públicos. Além disso, ele defende um sistema de educação privado e que não seja obrigatório. Para isso, ele propõe a criação de vouchers pagos pelo governo para quem quiser estudar. 

Leia também:

+ Milei anunciará pacote fiscal contra crise na Argentina ao assumir a presidência

+ Alberto Fernández deixa presidência da Argentina sob inflação de 142,7%: "Vários desafios"

Seu ministeriado conta com nomes como Patricia Bullrich, que foi candidata às eleições e ficou em terceiro lugar no primeiro turno, para cuidar da Segurança; Luis Caputo, que volta ao cargo de ministro da Economia, que ocupou durante a gestão do ex-presidente Mauricio Macri; e Luis Petri, ministro da Defesa, e que concorreu a vice-presidente na chapa de Patricia Bullrich.

Assista ao vídeo

Ministros de Milei

Ministério da Defesa: Luis Petri
Ministério do Capital Humano: Sandra Pettovello
Ministério da Economia: Luis Caputo
Ministério da Infraestrutura: Guillermo Ferraro
Ministério do Interior: Guillermo Francos
Ministério da Justiça: Mariano Cúneo Libarona
Ministério das Relações Exteriores: Diana Mondino
Ministério da Segurança: Patricia Bullrich
Ministério da Saúde: Mario Russo

Outras figuras importantes na composição do time são Karina Milei, irmã do novo presidente e braço direito dele, e Mario Menem, sobrinho do ex-presidente argentino Carlos Menem, que será o presidente da Câmara dos Deputados.

Quem é Javier Milei

Javier Milei é filho de um motorista de ônibus que se tornou empresário no ramo dos transportes com uma dona de casa. Ele cresceu em um lar violento, em Buenos Aires, e costuma dizer que para ele "os pais estão mortos". Devido ao contexto de agressividade doméstica, cresceu como um jovem solitário e chegou até a jogar como goleiro nas categorias de base do Chacarita Juniors. Além da formação em economia, Milei tem dois mestrados no Instituto de Desarrollo Económico e Social (IDES) e na Universidade Torcuato di Tella. Foi economista-chefe da Máxima AFJP (empresa de previdência privada), economista-chefe do Estúdio Broda (empresa de assessoria financeira) e consultor governamental do Centro Internacional para a Arbitragem de Disputas Sobre Investimentos. Ele também era economista sênior do HSBC. 

Com ideias radicais somadas expostas em comentários agressivos, somados ao seu visual excêntrico e perfil enérgico, Milei foi ganhando visibilidade e popularidade. Passou a mirar voos altos na política e em 2021 se candidatou a deputado nacional da Câmara dos Deputados, pelo Libertad Avanza, mas já mirava conseguir mais popularidade para se lançar à presidência. 

No campo político-ideológico, o presidente eleito de extrema-direita defende posições contrárias ao aborto, mesmo em casos que a mulher tenha sido vítima de abuso sexual. Se eleito, deve acabar com o ministério da Mulher. Ele também costuma negar a existência do aquecimento global e credita, segundo ele, "a teoria à uma invenção cultural". Ele também é contrário ao movimento LGBTQIA+. 

Desafios
O primeiro grande desafio de Javier Milei será reduzir a inflação e diminuir a grande recessão que o país vem enfrentando ao longo da última década e do começo da atual. Milei também precisará vencer a desconfiança de setores que julgam suas ideias muito "radicais", o que pode dificultar, inclusive, apoio dentro do Congresso. Apesar do Libertad Avanza ter saltado de três deputados na Câmara (Milei entre eles) para 37, o presidente argentino terá que contar com o apoio da coligação com o Juntos por el Cambio (93 deputados), de Patricia Bullrich, para conseguir maioria. Apesar da 3ª colocada nas eleições ter apoiado Milei no 2º turno, a negociação com a bancada não deve ser tão simples, devido às ideias disruptivas do novo presidente argentino. 

Publicidade

Assuntos relacionados

portalnews
sbtnews
notícias
mundo
javier milei
argentina
bolsonaro
javier-milei

Últimas notícias

Personalidades do futebol reagem à saída de Klopp do Liverpool
Esportes - 26/01/2024
Personalidades do futebol reagem à saída de Klopp do Liverpool
Técnico alemão anunciou que deixará a equipe inglesa ao término desta temporada europeia e pegou mundo do futebol de surpresa
Cristiano Ronaldo faz 54 gols em 2023 e fecha ano como artilheiro do mundo
Esportes - 30/12/2023
Cristiano Ronaldo faz 54 gols em 2023 e fecha ano como artilheiro do mundo
Astro português supera marca de nomes como Haaland, Cano, Mbappé e Harry Kane; confira top 10 completo
Mais de 60 jornalistas foram mortos em zonas de conflito em 2023
Mundo - 20/12/2023
Mais de 60 jornalistas foram mortos em zonas de conflito em 2023
Hostilidades em curso no Oriente Médio foram responsáveis pela maioria dos casos
Número de mortos após terremoto na China sobe para 131
Mundo - 20/12/2023
Número de mortos após terremoto na China sobe para 131
Mais de 700 pessoas ficaram feridas; desabrigados estão acomodados em tendas
Brasil sobe em ranking e se torna a 9ª maior economia do mundo, diz FMI
Economia - 20/12/2023
Brasil sobe em ranking e se torna a 9ª maior economia do mundo, diz FMI
Fundo Internacional estima que economia brasileira fechará 2023 com PIB em US$ 2,13 trilhões
Israel e Hamas devem negociar novo cessar-fogo temporário na Faixa de Gaza
Mundo - 20/12/2023
Israel e Hamas devem negociar novo cessar-fogo temporário na Faixa de Gaza
Última trégua foi realizada em novembro e resultou na troca de mais de 300 reféns e detidos
Brasileiro acusado de tráfico de armas e drogas é preso no Paraguai
Polícia - 20/12/2023
Brasileiro acusado de tráfico de armas e drogas é preso no Paraguai
Além do brasileiro, oito criminosos foram presos e outros nove morreram em tiroteios com a polícia
Governo de Israel afirma estar pronto para mais uma pausa humanitária
Mundo - 20/12/2023
Governo de Israel afirma estar pronto para mais uma pausa humanitária
Israelenses querem a liberação de mais pessoas que estão sendo feitas reféns pelo Hamas
Ansiedade: Ucrânia é o pais com maior interesse pelo assunto no Google em 2023
Mundo - 19/12/2023
Ansiedade: Ucrânia é o pais com maior interesse pelo assunto no Google em 2023
As dez cidades que mais se interessaram no tema estão em território ucraniano e foram atacadas pela Rússia. Brasil ficou em 6º lugar
Israel tomou controle do hospital Al-Awda em Gaza, diz Médicos Sem Fronteiras
Mundo - 19/12/2023
Israel tomou controle do hospital Al-Awda em Gaza, diz Médicos Sem Fronteiras
Dezenas de pacientes permanecem internados na unidade hospitalar, a última em funcionamento no norte da Faixa de Gaza