Mundo

Quem é Javier Milei, que levou as primárias na Argentina

Ele teve 30,17% dos votos na eleição que define os candidatos à presidência

O candidato à presidência de extrema-direita Javier Milei venceu as eleições primárias da Argentina. Segundo a contagem oficial, que já apurou 95,12% dos votos, o político teve 30,17% dos votos, seguido por Sergio Massa (esquerda), com 21,35%, e por Patricia Bullrich (direita), com 16,99%.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

As eleições primárias funcionam como teste eleitoral para conferir as possibilidades das forças políticas e dos candidatos para o pleito oficial do país, que ocorre no dia 22 de outubro.

Quem é Javier Milei?

  • Filho de um motorista de ônibus que acabou sendo empresário do transporte e de uma dona de casa, Javier Milei tem 52 anos.
  • Cresceu em um lar marcado pela violência, em Buenos Aires, tanto que costuma dizer que, para ele, seus pais estão mortos.
  • Estudou no Colégio Cardenal Copello, em Villa Devoto. A passagem dele por lá foi marcada por bullying. Na biografia não autorizada, o jornalista Juan Luis González afirma que Milei era "um menino retraído e calado que gostava de dançar ao melhor estilo Mick Jagger" - do Rolling Stones.
  • Ainda segundo González, mais tarde, no ensino médio, Javier Milei se tornou o "El Loco" por causa dos desabafos que décadas depois o consolidaram como economista favorito da televisão argentina e deputado nacional - equivalente ao cargo de deputado federal no Brasil.
  • Aos dezoito anos, tentou ser goleiro das categorias de base do time Chacarita Junior. "Não sou torcedor do Chacarita, mas passei a fazer parte do time profissional em 1989", declarou à rádio Urbana Play FM de Buenos Aires.
  • Milei vive com cinco Mastiffs ingleses, cada um pesando cerca de 100 quilos, a quem ele reconhece como sua "verdadeira família".
  • Caso seja eleito, vai tentar colocar a irmã caçula, Kamila Milei, no papel de primeira-dama. Javier Milei é solteiro.

Carreira

  • Javier Milei é formado em Economia pela Universidade de Belgrano. Tem dois mestrados no Instituto de Desarrollo Económico e Social (IDES) e na Universidade Torcuato di Tella.
  • Foi economista-chefe da Máxima AFJP (empresa de previdência privada), economista-chefe do Estúdio Broda (empresa de assessoria financeira) e consultor governamental do Centro Internacional para a Arbitragem de Disputas Sobre Investimentos. Ele também era economista sênior do HSBC.
  • Milei também foi assessor do general Antonio Bussi, militar que foi governador da província de Tucumán durante a ditadura e, posteriormente, deputado nacional.
  • Economista-chefe da Fundação Acordar, o think tank do ex-governador peronista de Buenos Aires, Daniel Scioli. Trabalhou na empresa que administra a maioria dos aeroportos argentinos. O chefe dele era Eduardo Eurnekian, um dos homens mais ricos do país, também é dono da emissora de televisão onde ganhou fama.

Na política

  • Javier Milei é um político de extrema-direita. Fortemente conservador, ele segue o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro e o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
  • Também é próximo do partido espanhol Vox - também de extrema-direita. Milei assinou a Carta de Madrid, um documento elaborado pelo Vox que descreve grupos de esquerda como inimigos do Ibero-América.
  • O candidato à presidência da Argentina é contra o aborto, mesmo em casos que a mulher tenha sido vítima de abuso sexual. Se eleito, deve acabar com o ministério da Mulher.
  • Milei costuma negar a existência do aquecimento global e credita, segundo ele, "a teoria à uma invenção cultural". E ainda é contrário ao movimento LGBT+.
  • Em 2021, foi eleito deputado com o lema "Não vim aqui para liderar cordeiros, mas para despertar leões".
  • Suas principais propostas de campanha presidencial são a dolarização da economia em etapas, a redução dos gastos estatais e a privatização de empresas públicas. Além disso, sugere o fim das verbas rescisórias para reduzir os custos trabalhistas.

Curiosidades

  • Milei se diz especialista em sexo tântrico.
  • Afirma que viu Jesus Cristo duas vezes.
  • Diz que recebeu de Deus a missão de ser o presidente da Argentina - o que inclui o fechamento do banco central do país, caso seja eleito;
  • Em 2017, o líder do partido "La Libertad Avanza" quando Conan, seu mastim labrador, vivia seus últimos dias, Milei contratou um feiticeiro e depois um homem que seria "especialista em comunicação entre espécies". 
  • Este último, segundo Milei, conseguiu "falar" com o cachorro, mesmo após a morte. O economista ficou chocado. Com o tempo, disse a pessoas próximas, também poderia "conversar" com pessoas mortas, como seus economistas favoritos - Friedman, Rothbard - e, graças à intercessão de Conan, com o "número um" - apontou o site La República.
  • Após a morte do animal de estimação, Milei ficou tão arrasado que o "clonou" os cães nos Estados Unidos. O processo resultou em seis filhotes que Javier Milei apresenta como "netos".
  • Cada um, diz ele, o aconselha. Se perguntado, Milei responde que Conan ainda está vivo. Mas não diz onde o cachorro estaria.

Se vencer as eleições no dia 22 de outubro - dia do aniversário de 53 anos - Javier Milei pode receber o presente de uma vida inteira.

* Com informações de agências internacionais

Publicidade

Assuntos relacionados

portalnews
noticias
SBT News
Argentina
Javier Milei
eleições
primárias
extrema-direita
conservadorismo
política
Bolsonaro
Trump
votação

Últimas notícias

Personalidades do futebol reagem à saída de Klopp do Liverpool
Esportes - 26/01/2024
Personalidades do futebol reagem à saída de Klopp do Liverpool
Técnico alemão anunciou que deixará a equipe inglesa ao término desta temporada europeia e pegou mundo do futebol de surpresa
Cristiano Ronaldo faz 54 gols em 2023 e fecha ano como artilheiro do mundo
Esportes - 30/12/2023
Cristiano Ronaldo faz 54 gols em 2023 e fecha ano como artilheiro do mundo
Astro português supera marca de nomes como Haaland, Cano, Mbappé e Harry Kane; confira top 10 completo
Mais de 60 jornalistas foram mortos em zonas de conflito em 2023
Mundo - 20/12/2023
Mais de 60 jornalistas foram mortos em zonas de conflito em 2023
Hostilidades em curso no Oriente Médio foram responsáveis pela maioria dos casos
Número de mortos após terremoto na China sobe para 131
Mundo - 20/12/2023
Número de mortos após terremoto na China sobe para 131
Mais de 700 pessoas ficaram feridas; desabrigados estão acomodados em tendas
Brasil sobe em ranking e se torna a 9ª maior economia do mundo, diz FMI
Economia - 20/12/2023
Brasil sobe em ranking e se torna a 9ª maior economia do mundo, diz FMI
Fundo Internacional estima que economia brasileira fechará 2023 com PIB em US$ 2,13 trilhões
Israel e Hamas devem negociar novo cessar-fogo temporário na Faixa de Gaza
Mundo - 20/12/2023
Israel e Hamas devem negociar novo cessar-fogo temporário na Faixa de Gaza
Última trégua foi realizada em novembro e resultou na troca de mais de 300 reféns e detidos
Brasileiro acusado de tráfico de armas e drogas é preso no Paraguai
Polícia - 20/12/2023
Brasileiro acusado de tráfico de armas e drogas é preso no Paraguai
Além do brasileiro, oito criminosos foram presos e outros nove morreram em tiroteios com a polícia
Governo de Israel afirma estar pronto para mais uma pausa humanitária
Mundo - 20/12/2023
Governo de Israel afirma estar pronto para mais uma pausa humanitária
Israelenses querem a liberação de mais pessoas que estão sendo feitas reféns pelo Hamas
Ansiedade: Ucrânia é o pais com maior interesse pelo assunto no Google em 2023
Mundo - 19/12/2023
Ansiedade: Ucrânia é o pais com maior interesse pelo assunto no Google em 2023
As dez cidades que mais se interessaram no tema estão em território ucraniano e foram atacadas pela Rússia. Brasil ficou em 6º lugar
Israel tomou controle do hospital Al-Awda em Gaza, diz Médicos Sem Fronteiras
Mundo - 19/12/2023
Israel tomou controle do hospital Al-Awda em Gaza, diz Médicos Sem Fronteiras
Dezenas de pacientes permanecem internados na unidade hospitalar, a última em funcionamento no norte da Faixa de Gaza