Mundo

Documentos classificados são provas de resiliência para presidente dos EUA

Arquivos encontrados em propriedades particulares de Biden jogam luz em um tema que também envolve Trump

Washington DC -- Duas semanas que valem, em intensidade e volume de acontecimentos, por dois meses. O ano de dois mil e vinte e três começou com uma desavença no Congresso entre Republicanos durante a votação do líder e ao fim desta segunda semana o foco são os documentos classificados encontrados em propriedades privadas do presidente americano. A Procuradoria Geral investiga as pastas e Joe Biden vive uma prova de fogo no meio do mandato.

A jornada na Câmara dos Representantes

Foram quinze rodadas de votações até que Kevin McCarthy conseguiu ser eleito na madrugada do sábado, 7 de janeiro. O dia que começou com homenagens aos que defenderam o Capitólio há dois anos, terminou com um bate boca no plenário, em plena sexta à noite.

Na madrugada em que a novela do líder da Câmara dos Representantes teve fim, jornalistas fotografaram o envio dos espumantes enviados ao escritório no novo 'Speaker' para a celebração. McCarthy posou para fotos visivelmente feliz em frente à placa com seu nome na entrada do novo gabinete e ligou para Trump para agradecer, segundo ele, a intervenção para a conquista dos 218 votos necessários.

Não caiu bem... McCarthy agradecer Trump no marco dos dois anos do ataque do dia de 6 janeiro não foi visto com bons olhos pelos Democratas e por quem entende que o ex-presidente ainda tem contas a prestar sobre o ocorrido naquele dia. Jogo que segue.

foto1_capitolio_14jan23
Imprensa durante cobertura jornalística no Congresso dos EUA | Patrícia Vasconcellos/SBT News

No domingo, McCarthy foi ao Congresso mostrar o novo gabinete a familiares e quando questionado por uma jornalista sobre sua expectativa para a nova função dada a falta de consenso no partido Republicano demonstrada nos últimos dias, ele simplesmente respondeu: "Hoje é meu dia de folga, me dá um tempo".

McCarthy x Biden

A ideia e o propósito são o trabalho conjunto, mas os acontecimentos dos últimos dias na capital Washington dão a entender que a relação entre a Casa Branca e a parte Republicana da Câmara não será tão fácil a partir de agora.

Em uma semana a frente do cargo, o líder Republicano McCarthy criticou publicamente o presidente por sua visita à fronteira com o México o acusando de ineficiência para o controle da migração ilegal, declarou que não quer saber de aperto de mãos com a China e jogou lenha na mais recente fogueira acesa por aqui: os documentos classificados encontrados em propriedades privadas de Joe Biden.

O presidente americano afirma que não sabia da existência das pastas encontradas por seu próprio advogado, que informou tanto os Arquivos Nacionais quanto o Departamento de Justiça e que está colaborando da melhor forma porque sabe da importância do assunto.

foto2_correspondentes_capitolio
Correspondentes da Casa Branca à espera de Joe Biden | Patrícia Vasconcellos/SBT News

Apesar das diferenças envolvendo os casos da apropriação de documentos por Trump e Biden, os Republicanos esperam que a notícia beneficie o partido para as eleições de 2024. Falta muito, mas as peças se movem com o olhar para daqui dois anos.

Os documentos classificados e as diferenças dos casos de Trump e Biden

Quando encerrou o mandato de vice-presidente americano, em janeiro de 2017, Joe Biden teve muito para embalar e levar para casa. As dúvidas agora são: quem empacotou, quem guardou, o que foi levado dos edifícios oficiais e por qual motivo. A lei norte-americana é clara: qualquer documentação pertencente a uma administração deve ser direcionada imediatamente aos Arquivos Nacionais. As informações secretas pertencem ao país. Algumas diferenças entre os casos de Biden e Trump em relação à posse desses documentos devem ser notadas.

Donald Trump levou para a mansão de Mar-a-Lago cerca de 300 documentos classificados que foram encontrados por busca e apreensão do FBI após denúncia. O Republicano questiona a investigação do Departamento de Justiça e chegou a pedir, em uma petição de defesa, para continuar com parte da documentação.

Biden teve os primeiros documentos encontrados pelo próprio advogado que, segundo ele, fazia uma organização no escritório. O profissional comunicou os Arquivos Nacionais e a partir daí novas buscas aconteceram nas propriedades do presidente americano. O Democrata colabora com a investigação mas fato é que o caso traz peso negativo para quem já afirmou ter interesse em concorrer à reeleição.

Democratas e Republicanos sobre o ataque às instituições democráticas no Brasil

Chamou a atenção na última semana a carta assinada por quarenta e seis deputados democratas e enviada ao presidente Joe Biden. O documento pede que o governo americano não permita a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro nos Estados Unidos.

O texto ainda requisita que o governo federal revise o visto diplomático concedido ao ex-presidente brasileiro e estimule instituições como o FBI a investigar a participação de pessoas presentes em solo americano no ataque à Brasília no último dia 8 de Janeiro. Chamou igual atenção o silêncio do líder Republicano na Câmara americana sobre o assunto.

Nova embaixadora americana no Brasil

Na última segunda-feira, dia 9, Elizabeth Bagley prestou juramento frente à vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris. Segundo o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, Bagley deve assumir o posto em Brasília em alguns dias.

Questionado pelo SBT sobre qual será a missão da nova embaixadora, Price respondeu: "O principal objetivo para qualquer embaixador, qualquer embaixada americana em qualquer lugar do mundo é primeiro promover liderança segura ao time e temos obviamente uma equipe grande no Brasil em relação ao número de instalações mas também o segundo objetivo que é executar a visão do presidente e dos Secretários para aquela relação bilateral".

Assista ao vídeo

"Temos uma relação bilateral ampla com o Brasil, é um momento crucial em termos de relações entre Estados Unidos e Brasil com o novo governo. Este governo está ansioso para trabalhar com o presidente Lula e sua equipe", disse Ned Price.

Publicidade

Assuntos relacionados

portalnews
colunista
Biden
Trump
mundo
Estados Unidos
Ned Price
documentos classificados
sbt
sbtnews
coluna-patricia-vasconcellos
coluna-em-washington
colunista-patricia-vasconcellos

Últimas notícias

Personalidades do futebol reagem à saída de Klopp do Liverpool
Esportes - 26/01/2024
Personalidades do futebol reagem à saída de Klopp do Liverpool
Técnico alemão anunciou que deixará a equipe inglesa ao término desta temporada europeia e pegou mundo do futebol de surpresa
Cristiano Ronaldo faz 54 gols em 2023 e fecha ano como artilheiro do mundo
Esportes - 30/12/2023
Cristiano Ronaldo faz 54 gols em 2023 e fecha ano como artilheiro do mundo
Astro português supera marca de nomes como Haaland, Cano, Mbappé e Harry Kane; confira top 10 completo
Mais de 60 jornalistas foram mortos em zonas de conflito em 2023
Mundo - 20/12/2023
Mais de 60 jornalistas foram mortos em zonas de conflito em 2023
Hostilidades em curso no Oriente Médio foram responsáveis pela maioria dos casos
Número de mortos após terremoto na China sobe para 131
Mundo - 20/12/2023
Número de mortos após terremoto na China sobe para 131
Mais de 700 pessoas ficaram feridas; desabrigados estão acomodados em tendas
Brasil sobe em ranking e se torna a 9ª maior economia do mundo, diz FMI
Economia - 20/12/2023
Brasil sobe em ranking e se torna a 9ª maior economia do mundo, diz FMI
Fundo Internacional estima que economia brasileira fechará 2023 com PIB em US$ 2,13 trilhões
Israel e Hamas devem negociar novo cessar-fogo temporário na Faixa de Gaza
Mundo - 20/12/2023
Israel e Hamas devem negociar novo cessar-fogo temporário na Faixa de Gaza
Última trégua foi realizada em novembro e resultou na troca de mais de 300 reféns e detidos
Brasileiro acusado de tráfico de armas e drogas é preso no Paraguai
Polícia - 20/12/2023
Brasileiro acusado de tráfico de armas e drogas é preso no Paraguai
Além do brasileiro, oito criminosos foram presos e outros nove morreram em tiroteios com a polícia
Governo de Israel afirma estar pronto para mais uma pausa humanitária
Mundo - 20/12/2023
Governo de Israel afirma estar pronto para mais uma pausa humanitária
Israelenses querem a liberação de mais pessoas que estão sendo feitas reféns pelo Hamas
Ansiedade: Ucrânia é o pais com maior interesse pelo assunto no Google em 2023
Mundo - 19/12/2023
Ansiedade: Ucrânia é o pais com maior interesse pelo assunto no Google em 2023
As dez cidades que mais se interessaram no tema estão em território ucraniano e foram atacadas pela Rússia. Brasil ficou em 6º lugar
Israel tomou controle do hospital Al-Awda em Gaza, diz Médicos Sem Fronteiras
Mundo - 19/12/2023
Israel tomou controle do hospital Al-Awda em Gaza, diz Médicos Sem Fronteiras
Dezenas de pacientes permanecem internados na unidade hospitalar, a última em funcionamento no norte da Faixa de Gaza