Mundo

Lightyear: uma viagem para conhecer o astronauta mais famoso das telas

O novo filme da Pixar é uma jornada emocional, cheia de referências, bom humor e fofura

Assista ao vídeo

Um épico da ficção científica com um gato que rouba a cena. Lightyear nos leva 'ao infinito e além' para revelar a história de um dos personagens mais memoráveis do universo do Toy Story, o boneco astronauta Buzz Lightyear. O filme chega aos cinemas brasileiros nesta 5ª feira (16.jun).

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Esta não é mais uma continuação do clássico Toy Story, saga atualmente encerrada com o quarto filme, em 2019. Mas uma trama que se dispõe a apresentar ao mundo as origens de Buzz Lightyear, astronauta que Andy amava e que inspirou um dos bonecos favoritos do menino, ao lado xerife Woody, e como começou a relação entre o brinquedo e o garoto.

"Depois de (dirigir) Procurando Dory, eu estava em busca do próximo projeto e realmente queria fazer um filme de ficção científica com aventura. Ao mesmo tempo, sempre tive curiosidade sobre Buzz Lightyear e qual era a história do patrulheiro espacial. Pensei: 'por que não podemos simplesmente fazer o filme sobre Buzz Lightyear? Qual foi o filme que Andy viu e que o fez querer um brinquedo do astronauta?'", contou, na estreia mundial em Hollywood, o diretor Angus MacLane.

A conexão entre Lightyear e Toy Story aparece já no início do filme, quando um letreiro revela que Lightyear é, na verdade, o filme que Andy Davis assistia repetidas vezes em VHS (na década de 1990) sobre o astronauta e fez o garoto querer o brinquedo. 

O cineasta é um declarado fã de Star Wars e disse que na cabeça dele o filme que Andy assistia quando pequeno teve o mesmo efeito que aconteceu com ele quando viu pela primeira vez as histórias de George Lucas sobre aquela galáxia, muito muito distante. Em Lightyear, podemos ver que a inspiração do diretor também está presente na tela, assim como outras referências de clássicos da sétima arte.

Ao infinito com vozes bem conhecidas

O longa acompanha o astronauta em uma jornada pelo tempo e espaço. Buzz monta um acampamento em um planeta hostil a 4,2 milhões de anos-luz de distância da Terra, acidentalmente se encontra a 62 anos no futuro e precisa trabalhar com uma nova equipe de recrutas do Comando Estelar e um gato robô -- que vira o astro principal --, o Sox. A volta para casa está ameaçada e é nessa jornada que o espectador embarca com -- na versão original -- Chris Evans, ator conhecido por encarnar o herói Capitão América e que agora dá voz ao astronauta. Se prestar atenção, na animação Buzz é muito parecido com o ator.

"Lightyear é leal, honesto, determinado. No filme, ele luta para aceitar os erros que cometeu, acho que é algo que a maioria de nós também enfrenta. Ele se apega a esses erros e briga com o passado, não reconhece que erros são humanos e são, na verdade, uma oportunidade para crescer", disse Evans.

Nos filmes de Toy Story, era o ator Tim Allen quem dava voz ao boneco, mas como Lightyear se passa antes e é sobre o personagem que inspirou o brinquedo, a voz também é outra. 

A atriz Uzo Aduba é quem interpreta Alisha Hawthorne, a comandante companheira de viagem de Buzz e se emocionou ao poder proferir o mantra "ao infinito e além".

"Eu disse isso e comecei a pular porque não podia acreditar que aquelas palavras estavam saindo da minha boca para estar em um filme. Parou meu coração. E também foi tão incrível saber da origem dessa frase. Sabemos disso em um contexto através dos filmes anteriores, mas foi muito bom aprender o que realmente significa para Buzz e porque ele continua dizendo isso. Isso foi tão emocionante e foi muito comovente, porque essa história, esse personagem, esse mundo faz parte de muitas de nossas vidas, das vidas das crianças, jovens e até idosos, há mais de 20 anos", disse a atriz.

A missão garante um espetáculo visual e de ação com uma profundidade emocional que não nega a grife Toy Story. Sim, se você chorou nos outros filmes de Toy Story, leve o lencinho novamente.

Gato ternura

Mas prepare-se para sair do cinema querendo ter um gato robô para suporte emocional como Sox (voz de Peter Sohn), companheiro felino eletrônico dado a Buzz pelo Comando Estelar para aliviar a tensão e sua mente perturbada após uma série de contratempos. 

Quem sabe pegando a onda que está mais que na moda nos universos da Marvel e Star Wars (todos da Disney) o sucesso de Lightyear influencie a Pixar a fazer spin-offs de outros personagens? Talvez Woody... ou quem sabe até da nova estrela, Sox?

O gato robô Sox é irresistível | Reprodução

Para ir ainda mais além

Quem quiser mergulhar mais fundo na criação do personagem, na influência na cultura pop gerada pelos personagens de Toy Story e também na jornada dos diretores e animadores na arte de dar vida à tanta fantasia, pode assistir ao documentário Ao Infinito e Além, que já está disponível na Disney+. O filme tem 36 minutos e explora os bastidores da franquia e os desafios que a equipe enfrentou ao fazer o mais novo longa da Pixar, Lightyear.

Publicidade

Assuntos relacionados

portalnews
sbtnews
hollywood news
cleide klock
pixar
lightyear
buzz
sox
animação
estreia
cinema
toy story
infinito
além
emocional
humor
fofura

Últimas notícias

Personalidades do futebol reagem à saída de Klopp do Liverpool
Esportes - 26/01/2024
Personalidades do futebol reagem à saída de Klopp do Liverpool
Técnico alemão anunciou que deixará a equipe inglesa ao término desta temporada europeia e pegou mundo do futebol de surpresa
Cristiano Ronaldo faz 54 gols em 2023 e fecha ano como artilheiro do mundo
Esportes - 30/12/2023
Cristiano Ronaldo faz 54 gols em 2023 e fecha ano como artilheiro do mundo
Astro português supera marca de nomes como Haaland, Cano, Mbappé e Harry Kane; confira top 10 completo
Mais de 60 jornalistas foram mortos em zonas de conflito em 2023
Mundo - 20/12/2023
Mais de 60 jornalistas foram mortos em zonas de conflito em 2023
Hostilidades em curso no Oriente Médio foram responsáveis pela maioria dos casos
Número de mortos após terremoto na China sobe para 131
Mundo - 20/12/2023
Número de mortos após terremoto na China sobe para 131
Mais de 700 pessoas ficaram feridas; desabrigados estão acomodados em tendas
Brasil sobe em ranking e se torna a 9ª maior economia do mundo, diz FMI
Economia - 20/12/2023
Brasil sobe em ranking e se torna a 9ª maior economia do mundo, diz FMI
Fundo Internacional estima que economia brasileira fechará 2023 com PIB em US$ 2,13 trilhões
Israel e Hamas devem negociar novo cessar-fogo temporário na Faixa de Gaza
Mundo - 20/12/2023
Israel e Hamas devem negociar novo cessar-fogo temporário na Faixa de Gaza
Última trégua foi realizada em novembro e resultou na troca de mais de 300 reféns e detidos
Brasileiro acusado de tráfico de armas e drogas é preso no Paraguai
Polícia - 20/12/2023
Brasileiro acusado de tráfico de armas e drogas é preso no Paraguai
Além do brasileiro, oito criminosos foram presos e outros nove morreram em tiroteios com a polícia
Governo de Israel afirma estar pronto para mais uma pausa humanitária
Mundo - 20/12/2023
Governo de Israel afirma estar pronto para mais uma pausa humanitária
Israelenses querem a liberação de mais pessoas que estão sendo feitas reféns pelo Hamas
Ansiedade: Ucrânia é o pais com maior interesse pelo assunto no Google em 2023
Mundo - 19/12/2023
Ansiedade: Ucrânia é o pais com maior interesse pelo assunto no Google em 2023
As dez cidades que mais se interessaram no tema estão em território ucraniano e foram atacadas pela Rússia. Brasil ficou em 6º lugar
Israel tomou controle do hospital Al-Awda em Gaza, diz Médicos Sem Fronteiras
Mundo - 19/12/2023
Israel tomou controle do hospital Al-Awda em Gaza, diz Médicos Sem Fronteiras
Dezenas de pacientes permanecem internados na unidade hospitalar, a última em funcionamento no norte da Faixa de Gaza