Mundo

No Jubileu de Platina, saiba alguns fatos curiosos da rainha Elizabeth II

Durante seu reinado, a monarca recebeu muitos presentes, incluindo onças e preguiças do Brasil, e um elefante de Camarões

A Rainha Elizabeth II completa nesta 5ª feira (2.jun) 70 anos de reinado e entra para a história como a primeira monarca britânica a celebrar o Jubileu de Platina.

+ Rainha Elizabeth divulga novo retrato oficial no Jubileu de Platina
+ Mapa Mundi Especial: o jubileu da Rainha Elizabeth II

Em comemoração a data, saiba alguns fatos curiosos sobre o rainha mais longeva da monarquia britânica:

  • Durante seu reinado, a rainha Elizabeth II recebeu muitos presentes, incluindo uma variedade de animais vivos. Os animais mais inusitados foram colocados aos cuidados de zoológicos, entre eles onças e preguiças do Brasil, um elefante de Camarões e dois castores pretos do Canadá.  
     
  • Como os passaportes e carteiras de motorista britânicos são emitidos em nome da rainha, ela não é obrigada a ter nenhum dos dois - um privilégio que só ela detém. 
     
  • Houve 14 presidentes dos Estados Unidos durante o reinado de Elizabeth II e, com exceção do Presidente Johnson (1963-1969), a monarca conheceu cada um deles.  
     
  • A rainha foi servida por 14 primeiros-ministros do Reino Unido durante seu reinado. O seu primeiro primeiro-ministro foi Winston Churchill. 
     
  • Elizabeth II possuiu mais de 30 cães da raça Corgis e Dorgis durante seu reinado, a maioria dos quais descende de seu primeiro Corgi, Susan, que foi presenteada a ela em seu décimo oitavo aniversário em 1944.  
     
  • Em 1997 a rainha lançou o primeiro site oficial do Palácio de Buckingham, em 2014 ela enviou seu primeiro tweet e em 2019 publicou seu primeiro post no Instagram.
     
  • A mais longa viagem ao exterior que a rainha fez começou nas Bermudas em novembro de 1953 e terminou em Gibraltar em maio de 1954. Ela esteve fora por 168 dias e visitou 13 países diferentes. 
     
  • Em 1966, a rainha presenteou o capitão de futebol da Inglaterra, Bobby Moore, com o troféu da Copa do Mundo. A final da Copa do Mundo atraiu a maior audiência da televisão britânica, com 32,3 milhões de espectadores.
     
  • Em 1986, a Rainha tornou-se a primeira monarca britânica a visitar a China e também foi a primeira a discursar na Câmara do Congresso dos Estados Unidos
     
  • Elizabeth II conheceu quatro Papas em visitas oficiais durante seu reinado: Papa João XXIII (1961), Papa João Paulo II (1980, 1982 e 2000), Papa Bento XVI (2010) e Papa Francisco I (2014). 
     
  • A rainha enviou uma mensagem de parabéns aos astronautas da Apollo 11 pelo primeiro pouso na Lua em 21 de julho de 1969. A mensagem foi microfilmada e depositada na Lua em um recipiente de metal. "Você está aqui"
     
  • O Castelo de Windsor, atualmente a residência principal da rainha Elizabeth II, é o maior e mais antigo palácio ocupado do mundo.  
     
  • Sua Majestade fala francês fluentemente e muitas vezes usou o idioma durante audiências e visitas de Estado. 
     
  • A cerimônia de coroação da rainha foi a primeira a ser transmitida pela televisão, como resultado da compra de milhões de aparelhos de televisão. 27 milhões de pessoas assistiram apenas no Reino Unido, e a televisão foi introduzida como um meio mainstream.   
  • Como parte da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, o agente secreto James Bond escoltou a rainha do Palácio de Buckingham ao Estádio Olímpico de helicóptero antes de ambos saltarem de paraquedas no evento. 

  • Em 1973, a Rainha abriu a Sydney Opera House.  

  • Estima-se que a Coleção Real, mantida em custódia pela rainha para seus sucessores e para a nação, tenha mais de um milhão de peças individuais, incluindo mais de 8.000 pinturas, 160.000 aquarelas, gravuras e desenhos, 200.000 fotografias, 300.000 itens de arte decorativa e 200.000 livros e manuscritos.  
     
  •  A rainha posou para mais de 200 retratos oficiais durante seu reinado, o primeiro foi em 1933, quando ela tinha sete anos e foi um retrato pintado pelo artista anglo-húngaro Philip Alexius de Laszlo.  
     
  • Mais de 180 festas no jardim foram realizadas no Palácio de Buckingham desde 1952 e mais de 1,5 milhão de pessoas participaram de festas no jardim durante o reinado da rainha. 
     
  •  A monarca fez sua primeira transmissão de rádio em 1940 quando, aos 14 anos, gravou uma mensagem de apoio aos jovens afetados pela guerra na Europa, principalmente aqueles que estavam sendo evacuados de suas casas, na Hora da Criança da BBC. 
     
  •  A rainha ingressou no Serviço Territorial Auxiliar (o ramo feminino do Exército Britânico durante a Segunda Guerra Mundial) em 1945, tornando-se a primeira mulher membro da Família Real a ingressar nas Forças Armadas como membro ativo em tempo integral. Como Subalterna, ela aprendeu a dirigir e manter veículos.  
     
  •  Sua Majestade e o Duque de Edimburgo casaram-se em 20 de novembro de 1947 na Abadia de Westminster. Sua Majestade, então princesa Elizabeth, carregava um buquê de flores que incluía um raminho de murta retirado de um arbusto cultivado a partir da murta original do buquê de casamento da rainha Vitória. Seu anel de casamento foi feito de uma pepita de ouro galês, que veio da mina Clogau St David, perto de Dolgellau.
     
  • Houve um desfile Trooping the Colour todos os anos do reinado da Rainha, com exceção de 1955, que foi cancelado devido a uma greve ferroviária. Em 2020 e 2021, uma cerimônia menor ocorreu no Castelo de Windsor devido à pandemia de covid-19.  
Publicidade

Assuntos relacionados

sbtnews
portalnews
rainha elizabeth
comemoração
Jubileu de Platina
70 anos
monarquia
britânica
curiosidades

Últimas notícias

Personalidades do futebol reagem à saída de Klopp do Liverpool
Esportes - 26/01/2024
Personalidades do futebol reagem à saída de Klopp do Liverpool
Técnico alemão anunciou que deixará a equipe inglesa ao término desta temporada europeia e pegou mundo do futebol de surpresa
Cristiano Ronaldo faz 54 gols em 2023 e fecha ano como artilheiro do mundo
Esportes - 30/12/2023
Cristiano Ronaldo faz 54 gols em 2023 e fecha ano como artilheiro do mundo
Astro português supera marca de nomes como Haaland, Cano, Mbappé e Harry Kane; confira top 10 completo
Mais de 60 jornalistas foram mortos em zonas de conflito em 2023
Mundo - 20/12/2023
Mais de 60 jornalistas foram mortos em zonas de conflito em 2023
Hostilidades em curso no Oriente Médio foram responsáveis pela maioria dos casos
Número de mortos após terremoto na China sobe para 131
Mundo - 20/12/2023
Número de mortos após terremoto na China sobe para 131
Mais de 700 pessoas ficaram feridas; desabrigados estão acomodados em tendas
Brasil sobe em ranking e se torna a 9ª maior economia do mundo, diz FMI
Economia - 20/12/2023
Brasil sobe em ranking e se torna a 9ª maior economia do mundo, diz FMI
Fundo Internacional estima que economia brasileira fechará 2023 com PIB em US$ 2,13 trilhões
Israel e Hamas devem negociar novo cessar-fogo temporário na Faixa de Gaza
Mundo - 20/12/2023
Israel e Hamas devem negociar novo cessar-fogo temporário na Faixa de Gaza
Última trégua foi realizada em novembro e resultou na troca de mais de 300 reféns e detidos
Brasileiro acusado de tráfico de armas e drogas é preso no Paraguai
Polícia - 20/12/2023
Brasileiro acusado de tráfico de armas e drogas é preso no Paraguai
Além do brasileiro, oito criminosos foram presos e outros nove morreram em tiroteios com a polícia
Governo de Israel afirma estar pronto para mais uma pausa humanitária
Mundo - 20/12/2023
Governo de Israel afirma estar pronto para mais uma pausa humanitária
Israelenses querem a liberação de mais pessoas que estão sendo feitas reféns pelo Hamas
Ansiedade: Ucrânia é o pais com maior interesse pelo assunto no Google em 2023
Mundo - 19/12/2023
Ansiedade: Ucrânia é o pais com maior interesse pelo assunto no Google em 2023
As dez cidades que mais se interessaram no tema estão em território ucraniano e foram atacadas pela Rússia. Brasil ficou em 6º lugar
Israel tomou controle do hospital Al-Awda em Gaza, diz Médicos Sem Fronteiras
Mundo - 19/12/2023
Israel tomou controle do hospital Al-Awda em Gaza, diz Médicos Sem Fronteiras
Dezenas de pacientes permanecem internados na unidade hospitalar, a última em funcionamento no norte da Faixa de Gaza