Governo

Lula sanciona lei que garante saúde bucal aos brasileiros pelo SUS

Texto prevê acesso universal, equânime e contínuo aos servidos de saúde bucal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta 2ª feira (8.mai), em cerimônia no Salão Oeste do Palácio do Planalto, o Projeto de Lei (PL) que inclui a Política Nacional de Saúde Bucal, também conhecida como Brasil Sorridente, na Lei Orgânica da Saúde. Com a sanção, diz o governo, a saúde bucal passa a ser um direito de todos os brasileiros garantido por lei.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"O ato reconhece a importância do acesso ao atendimento odontológico no SUS e reforça o compromisso do Governo Federal com o cuidado integral da população brasileira", complementa o Planalto. A lei sancionada prevê o acesso universal, equânime e contínuo aos serviços de saúde bucal, e, com o texto, eles a integrar o SUS de forma definitiva. "Assim, a oferta de serviços odontológicos não pode ser interrompida ou colocada em segundo plano por gestores federais, estaduais e municipais", explica o governo. O PL foi aprovado pelo Congresso em novembro do ano passado.

O Brasil Sorridente é um programa criado em 2004. Uma de suas principais diretrizes é combater a dificuldade de acesso à saúde bucal, em especial para a população mais vulnerável e em regiões de vazios assistenciais. O governo ressalta que o programa é uma de suas prioridades.

+ Zé Gotinha anima público antes de evento no Palácio do Planalto

Além de Lula, participaram da cerimônia de sanção a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o senador Humberto Costa (PT-PE) -- autor do Projeto de Lei --, o deputado federal Jorge Solla (PT-BA) -- autor de um projeto que foi apensado ao de Humberto Costa na Câmara --, o presidente da Federação Interestadual de Odontologistas, José Carrijo, e Eunice Pereira dos Santos, auxiliar de cozinha e usuária do Brasil Sorridente.

"A nossa cabeça funciona de acordo com o chão em que os nossos pés pisam. Porque não é fácil as pessoas se preocuparem com as coisas dos mais pobres. Eu lembro que nesse país aqui teve governante muito letrado que resolveu distribuir dentadura, e muitas vezes era uma cesta de dentadura, para que a pessoa escolhesse aquela que servisse para a sua boca. E isso me incomodava muito, porque como eu viajava muito o Brasil, eu não suportava ver uma menina de 16 anos, um rapaz de 16 anos, de 17 anos, já não conseguir sorrir na frente da gente, de vergonha", falou Lula.

Segundo o presidente, "o Brasil Sorridente é uma coisa extraordinária porque recupera não o sorriso, porque recupera a dignidade do ser humano. Recupera a dignidade, o orgulho".

Posteriormente, Lula ressaltou que, em sua visão, tratar da saúde do povo é "investimento", e não "gasto", porque o cidadão com saúde é muito mais produtivo do que um cidadão doente.

Outros discursos

A ministra da Saúde nesses primeiros meses de governo, este está "credenciando 3.685 novas equipes de saúde bucal e 530 novos serviços e unidades, beneficiando assim mais de 10 milhões de pessoas". "Aumentaremos dessa forma para 33.309 o número das equipes de saúde bucal em atividades no SUS. E mais de 5.600 serviços em todo o país com um investimento de R$ 136.877.502", complementou.

De acordo com Nísia Trindade, alguns desses credenciamentos estavam há mais de quatro anos aguardando para serem realizados, e o Sistema Único de Saude precisa oferecer tratamento completo de saúde bucal. "O que me veio a mente ao pensar no dia de hoje foi exatamente aquilo que sensibilizou o presidente Lula e o fez acentuar, como disse o senador Humberto Costa, quando assumiu àquela época, em 2003, o Ministério da Saúde, que a grande demanda do presidente foi uma política que cuidasse dos dentes da nossa população", pontuou.

"E eu sempre lembrava disso: mão no rosto, escondendo o riso. Essa é a imagem mais forte que me vem ao pensar no Brasil sorridente. Esse gesto, presente na vida de tantas brasileiras e brasileiros deveria ser, para muitos é, para outros não, passa indiferente, motivo de tristeza e mesmo de veronha para a nossa sociedade".

A meta do ministério é atingir 100 mil equipes de saúde bucal no SUS. De acordo com Nísia, a pasta consdera que essa é uma "meta factível" no terceiro governo de Lula e trabahará nessa direção. "A partir de agora, sobretudo em regiões mais vulneráveis, como Norte e Nordeste, teremos 1.033 novas equipes de saúde bucal, em 276 municípios", ressaltou Nísia. Ainda conforme ela, o ministéiro está credenciando Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).

Outra medida destacada por ela foi a criação de uma rede virtual, pela pasta, em andamento, visando à educação permanente dos trabalhadores da saúde bucal do SUS.

José Carrijo, presidente da Federação Interestadual de Odontologistas clasificou a sanção da lei, hoje, como um "momento histórico para a saúde bucal brasileira". Disse que houve, nos últimos seis anos, estagnação e retrocessos na saúde bucal no país. "Este momento aqui é uma demonstração inequívoca da vontade política do seu governo de dar a volta por cima e reconstruir o SUS", pontuou.

Também em suas palavras, "esse compromisso político que se torna realidade nesta manhã terá impacto na qualidade de vida das pessoas".

Eunice Pereira dos Santos, auxiliar de cozinha e usuária do Brasil Sorridente que estava presente na cerimônia nasceu em Goiás e foi para Brasília aos 9 anos. Pelo programa, vai regularmente ao dentista, afirmou. Ela teve um problema de gengivite e começou a perder dentes, mas, com o programa, não perdeu mais. Disse agradecer muito ao Brasil Sorridente e declarou: "acredite no programa, ele é bom, faz bem, e a gente vai ficar assim, sorrindo".

+ Governo faz mudanças e indica nº 2 da Fazenda para cargo no Banco Central

+ Aprova ou desaprova? Paulistanos opinam sobre administração pública

+ Buscador Google associa Lula a 'corrupção' e Bolsonaro a 'coração'

Publicidade

Assuntos relacionados

portalnews
sbtnews
governo
lula
saúde bucal
ministério da saúde
brasil sorridente
lei
sanção
SUS
diretrizes
programa
guilherme-resck

Últimas notícias

Falta de marca no governo Lula leva PT a defender criação do Ministério da Segurança
Governo - 20/12/2023
Falta de marca no governo Lula leva PT a defender criação do Ministério da Segurança
Pesquisa Quaest divulgada nesta 4 feira (20.dez) mostra fragmentação de menções positivas em relação a ações do governo
Questionaremos tese do marco temporal no STF, reafirma Guajajara
Governo - 20/12/2023
Questionaremos tese do marco temporal no STF, reafirma Guajajara
Ministra dos Povos Indígenas disse que está se preparando para entrar com ação de inconstitucionalidade
Governo Lula fecha 2023 com aprovação de 54% dos brasileiros, aponta Quaest
Governo - 20/12/2023
Governo Lula fecha 2023 com aprovação de 54% dos brasileiros, aponta Quaest
Melhor desempenho do presidente foi registrado na região Nordeste; 36% avaliaram governo como positivo
SBT News na Tv: Lula deve excluir golpistas de indulto; Congresso aprova LDO
Brasil - 20/12/2023
SBT News na Tv: Lula deve excluir golpistas de indulto; Congresso aprova LDO
Confira as notícias que foram destaque ao longo desta 3ª feira (19.dez)
Lula participa de jantar na casa de Barroso com ministros do STF
Governo - 20/12/2023
Lula participa de jantar na casa de Barroso com ministros do STF
Recém aprovado pelo Senado para ocupar uma vaga no STF, o ministro Flávio Dino também esteve no jantar
Indulto de Natal de Lula deve deixar de fora condenados por atos do 8/1
Governo - 19/12/2023
Indulto de Natal de Lula deve deixar de fora condenados por atos do 8/1
Ação vai valer para condenados contra o Estado democrático de direito; minuta será enviada ao Ministério da Justiça
Celular Seguro: veja como utilizar aplicativo que bloqueia aparelho roubado
Governo - 19/12/2023
Celular Seguro: veja como utilizar aplicativo que bloqueia aparelho roubado
Ferramenta será lançada nesta 3ª feira (19.dez) pelo governo e estará disponível para sistemas Android e iOS
Lula aciona Supremo contra leis que facilitam acesso a armas de fogo
Justiça - 18/12/2023
Lula aciona Supremo contra leis que facilitam acesso a armas de fogo
Ações questionam nove normas estaduais e uma municipal
Governo lança aplicativo para bloquear celulares roubados; veja como vai funcionar
Brasil - 18/12/2023
Governo lança aplicativo para bloquear celulares roubados; veja como vai funcionar
Plataforma "Celular Seguro" promete maior agilidade para bloquear aparelhos roubados e evitar acesso de criminosos a aplicativos e contas bancárias
Empresas prometem passagens aéreas mais baratas em programa do governo
Governo - 18/12/2023
Empresas prometem passagens aéreas mais baratas em programa do governo
Medida faz parte da primeira etapa do Plano de Universalização do Transporte Aéreo