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Governo aguarda competição de gigantes no leilão da Dutra

"Leilão da Dutra não é para qualquer bolso", diz secretária

O Governo aguarda uma competição de gigantes do setor de infraestrutura de transportes no leilão da rodovia Dutra, nesta sexta-feira (29.out), na B3. O modelo da concessão envolve investimentos de R$15 bilhões. "Não é para qualquer bolso. Essa rodovia será disputada pelos grandes", afirmou a secretária de Fomento do Ministério da Infraestrutura, Natália Marcassa, em entrevista ao SBT News

A secretária aposta que os abalos no atual cenário político/econômico brasileiro não vão afugentar investidores. "São investimentos de longo prazo, são bons investimentos, com boa taxa de retorno. Nenhum investidor vai ficar fora do Brasil", ressaltou.  

A rodovia que liga as duas maiores regiões metropolitanas voltará a ser concedida à iniciativa privada após 25 anos. O contrato terá validade de 30 anos.  O leilão da Rodovia Dutra (BR-116/SP/RJ) desta vez será feito em conjunto com a rodovia Rio-Santos (BR-101/SP/RJ). 

Nesta entrevista, Natália Marcassa também fala dos principais problemas enfrentados pelos motoristas que precisam trafegar por essas vias, as alternativas apresentadas no modelo de concessão e a expectativa de redução do valor do pedágio entre 20% e 35%. 

SBT News - Em quanto tempo a população vai começar a perceber as mudanças na rodovia entre RJ/SP?

Secretária - A partir da assinatura do contrato, que geralmente demora 90 dias a partir do dia do leilão. A primeira grande mudança vai ser no valor do pedágio. Ele vai reduzir de 20% a 35% . Então esse usuário vai perceber no primeiro dia dessa nova gestão. Depois disso vêm todos os processos de investimento, melhoria da operação, manutenção, que vão acontecer, em grande parte, do terceiro ao oitavo ano da concessão. 

SBT News - Hoje qual é o maior problema da Dutra?

Secretária - Hoje o maior problema que da rodovia Dutra são os gargalos que o tráfego experimenta  no trajeto da rodovia. Os gargalos principais são a Sserra das Araras, as regiões metropolitanas tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro, os contornos e as entradas municipais. Então, pra tudo isso a gente tá adicionando investimento. Estamos fazendo nova serra. estamos fazendo terceira e quarta faixas. tem uma quantidade de mais de 150 km de vias marginais e estamos fazendo bastantes viadutos para sanar esses gargalos. 

SBT News - Qual é a garantia de que o pedágio vai ficar mais barato? 

Secretária - A garantia é a parte do modelo inicial que já prevê pedágio de 20% mais barato. Além disso, vai ter o leilão que vai levar à concorrência e a gente acredita que esse valor vai ser diminuído. Então o modelo já previu isso. 

SBT News - O cenário político/econômico não afugentou investidores? Qual a expectativa em relação aos interessados? Gigantes do setor?

Secretária - A gente acredita que para a Dutra vêm as principais operadoras de concessões de rodovias que a gente conhece. A Dutra é uma rodovia com R$15 bilhões de investimentos. Então, não é pra qualquer bolso. Essa rodovia será disputada pelos grandes. E o que a gente observa é que são investimentos de longo prazo, são bons investimentos, com boa taxa de retorno. Nenhum investidor vai ficar fora do Brasil. 

Veja a entrevista:

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