Banco BTG Pactual lidera ranking de reclamações dos clientes junto ao BC
Os motivos mais constantes de reclamações são a integridade, segurança e sigilo no uso de cartões de crédito
O Banco Central do Brasil (BCB) divulgou, nesta 3ª (31.out), o ranking das instituições financeiras com o maior número de reclamações pelos clientes. O levantamento se refere ao período do 3ºTRI de 2023. O conglomerado que engloba o Banco BTG PACTUAL/ BANCO PAN lidera a lista, com índice de 38,41 pontos. A instituição tem 22.568.804 clientes.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em segundo lugar aparece o BRADESCO, com 29,02 pontos. O banco tem hoje 105.159.414 clientes. Em terceiro lugar, aparece o conglomerado do banco INTER, com 24,91 pontos. A instituição tem 27.816.541 clientes. Confira abaixo a lista dos 15 bancos que têm os maiores índices de reclamações.
Motivos das queixas
Quando considerado o motivo das reclamações da clientela, o campeão do ranking é o cartão de crédito: as irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança e sigilo das operações relacionados ao "dinheiro de plástico" atingem 2.178 ocorrências. Abaixo as principais motivações em ordem decrescente.
Consórcios
Entre as administradoras de consórcios o levantamento aborda o primeiro semestre inteiro do ano de 2023. A RESERVA ADMINISTRADORA está no topo do ranking. O índice de reclamações chega a 4.468,81, entre um total de 4.923 consorciados.
O Ranking é formado a partir das reclamações do público registradas nos canais de atendimento do Banco Central (BC): internet, correspondência, presencialmente ou telefone (145). As demandas são analisadas de forma amostral pelo BC.
As instituições são classificadas pela ordem decrescente do índice de reclamações, ou seja, da mais reclamada para a menos reclamada.
O ranking é dividido em duas categorias:
- Ranking de bancos, financeiras e instituições de pagamento
- Ranking de administradoras de consórcio
Leia também