Economia

Liderança servidora: conheça os 15 atributos que diferenciam os melhores líderes

Empresas mais bem-sucedidas seguem este novo contexto de ser líder diante de transformações e desafios

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Nos últimos 30 anos, a humanidade tem passado por transformações e rupturas significativas e irreversíveis. E nesse contexto de adaptações e inovações, a liderança evoluiu de uma ideologia de liderança nobre e ética presa enraizadas em princípios e valores para uma liderança servidora, que hoje é seguida pelas mais bem-sucedidas empresas do planeta.

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E o que essas empresas têm em comum? Justamente a visão e cultura dos seus líderes que agem de uma maneira totalmente única operando o chamado Jogo Infinito. (Escrevi sobre isso aqui) Mais do que isso, eles adotam uma filosofia de liderança que existe há séculos e é praticada por apenas alguns líderes globais de grande sucesso que já encontraram as respostas do porque trilhar por esse caminho.
 
Talvez, um dos principais pontos aqui é o fato de que se você não estiver suficientemente informado sobre seus comportamentos e práticas modernas sobre liderança servil, pode gerar uma falsa percepção do que ela realmente é.

Do outro lado, os que já avançaram nesse entendimento e são reconhecidas como as principais marcas do mundo, compreenderam o valor imenso e poder gerado ao colocar as pessoas (colaboradores) à frente dos lucros por meio de valores compartilhados como autenticidade, intraempreendedorismo, liberdade e propriedade, comunidade e colaboração. 

E os líderes servidores, naturalmente, alavancaram essa moeda emocional como o único modelo sustentável para o futuro do trabalho. 

Boa liderança é servir aos outros e estar em igualdade com seus colaboradores | Pexels

Entendimento: Uma boa liderança é servir aos outros. Mais especificamente, entender que seus principais stakeholders são seus colaboradores e clientes, nessa ordem. Antes mesmo dos acionistas.

Colocar os colaboradores em pé de igualdade com os clientes e a frente deles, por mais louco que pareça, isso não significa entregar aos colaboradores as "chaves do cofre" e transformar os líderes em subordinados. 

Significa construir uma cultura de confiança com ousadia, transparência e compartilhamento para promover um espírito empreendedor em toda a organização, dando aos colaboradores funcionários a liberdade de usar seus cérebros, tomar decisões e assumir total propriedade e responsabilidade de seu trabalho.

Além disso, essas empresas se destacam ainda por terem alta confiança, alto envolvimento e comprometimento dos colaboradores e consequentemente, baixa rotatividade - são guiadas por líderes visionários.

Veja abaixo quais são as 15 características desses líderes e que os fazem ser únicos e referência para os demais. 

Ser líder significa construir confiança para enfrentar os desafios futuros  | Pexels
  1. São CEOs ensináveis: esses líderes se conectam com os outros aceitando de bom grado o papel de aprendiz. Esses líderes aproveitarão a conexão no papel de "aprendiz" - até mesmo procurando "mentores inversos" - porque sabem que isso os tornará melhores. Eles sabem que cada pessoa tem algo importante a ensinar, por isso estão dispostos a fazer perguntas e estão sinceramente interessados ??nas respostas.
  2. Ambiente Físico: garantem que os colaboradores estejam seguros e se sintam confortáveis.
  3. Saúde e Bem-Estar: oferecem oportunidades para tornar os colaboradores mais saudáveis.
  4. Interação Social: fortalecem os vínculos entre os indivíduos, facilitando o acesso à cultura e ao lazer.
  5. Reconhecimento: fazem com que os colaboradores se sintam valorizados.
  6. Facilidade e Eficiência: simplificam a experiência diária do colaborador e melhorando o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
  7. Crescimento Pessoal: ajudam os colaboradores a crescer e se desenvolver. Eles mostram sua humanidade: esses líderes aceitam que não são perfeitos e que cometem erros. E quando eles cometerem erros, eles os admitirão. Ao modelar a autenticidade, quando os colaboradores cometem erros, é seguro que eles se arrisquem a serem abertos o suficiente para dizer e assumir um erro.
  8.  Eles se esforçam para que cada colaborador da empresa saiba absolutamente tudo em todas as áreas e de toda a empresa. Nada faz alguém se sentir mais parte de uma equipe do que saber que tudo foi comunicado a eles. 
  9. Constroem e mantêm relacionamentos de confiança. Eles envolvem outras pessoas. Criam um ambiente no qual os riscos são assumidos, permitindo que aqueles ao seu redor se sintam seguros para exercer sua criatividade, comunicar suas ideias abertamente e fornecer informações para decisões importantes. Isso porque há confiança ali, não medo. 
  10. Protegem ferozmente a segurança de todos os parceiros.
  11. Lideram com coração de servo. Buscam a excelência com paixão.
  12.  Eles têm uma política de portas abertas: Os colaboradores sentem que esta é uma missão em que  todos estão juntos. Uma política de portas abertas define o tom para isso. O CEO está sempre disponível, encoraja qualquer pessoa a vir e compartilhem seus pensamentos sobre como eles se sentem sobre o desempenho
  13. Entendem que a comunicação é um atributo chave da liderança servidora. Nesse sentido, criam mecanismos formais e informais de feedback para obter feedback aberto.
  14. Adotar um processo anual de revisão de desempenho está falido. Os líderes servidores, acreditam que o desenvolvimento e o feedback devem ser uma conversa diária entre o líder e o subordinado direto.
  15. Sabem que é sua responsabilidade criar um ambiente onde os membros de sua equipe tenham a chance de desenvolver seus dons e sentir que eles e seu trabalho são importantes.

Esses CEOs com visão de liderança servidora, mostram claramente que a força mais poderosa nos negócios NÃO é a ganância, o medo ou mesmo a energia bruta da competição desenfreada. 

A força mais poderosa nos negócios é o amor e a colaboração. É o que vai ajudar sua empresa a crescer e se fortalecer. É o que vai impulsionar a carreira dos colaboradores. É o que lhe dará uma sensação de significado e satisfação em seu trabalho, o que o ajudará a fazer o seu melhor trabalho.

Nesses ambientes favoráveis, reforçam que pessoas precisam ser tratadas com respeito e dignidade, mas desafiadas a atuar no mais alto nível sempre. Líderes servidores não apenas ouvem, mas respondem às necessidades apontadas por seus times. 

Líderes egoístas estão sucumbindo diante de líderes colaborativos, que são valorizados no contexto dinâmico corporativo | Pexels

O fato é que os líderes egoístas estão sucumbindo na medida que a colaboração tem aumentado e as pessoas vão tendo consciência e são valorizadas.  

Por outro lado, esses líderes não podem ser confundidos como "bobinhos" que aceitam imposições ou ficam reféns e dependentes. 

Aqueles colaboradores que não são recíprocos nesta cultura, são demitidos na mesma velocidade e intensidade do que foram tratados de forma servil.

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