Panificadoras registram alta no número de empreendedores formais
Maior investimento em produtos vegetarianos e com sabores variados auxilia no crescimento do setor
O segmento de produtos de panificação e confeitaria continua crescendo no Brasil. Segundo balanço do Sebrae, o primeiro semestre do ano registrou o maior número de negócios formais em operação dos últimos quatro anos, sendo 273,5 mil entre microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.
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Para o levantamento, foram analisadas as empresas que funcionam com a "fabricação de produtos de panificação industrial", "fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria" e "padaria e confeitaria com predominância de revenda". Em comparação com 2019, o crescimento do setor foi de 7,3%.
Um dos motivos para o resultado está na aposta em variar os produtos e serviços ofertados. "O pãozinho de sal é um clássico na alimentação do brasileiro, entretanto, as padarias e confeitarias estão indo muito além e oferecendo produtos inovadores. Há opções para vegetarianos, sem glúten, sem lactose e uma infinidade de sabores de pães e doces", comenta o analista do Sebrae, Vinícius Scalia.
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Ele ressalta ainda que, atualmente, há o diferencial do cardápio nas padarias, que oferecem, além dos produtos tradicionais, pratos como massas, crepes e bebidas. Em alguns casos também há a oferta de uma pequena mercearia dentro da padaria, o que contribui para a construção de referência com a clientela.