O que acontece com os preços?
Estruturas de oferta e demanda sempre são modificadas conforme o cenário da economia
Situações de guerra (e anteriormente de pandemia) podem alterar radicalmente as estruturas de oferta e demanda, provocando abruptas oscilações de preço (para cima em alguns casos, como aconteceu com álcool em gel, máscaras, leite e mais recentemente o combustível; e, para baixo, como preços de hotéis, pacotes turísticos durante a pandemia).
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A lógica é semelhante ao preço mais caro de passagens e hotéis durante a alta temporada.
Acontece que o preço é grande mecanismo de tomada de decisão de consumidores e empresas em sociedades livres e democráticas. Preços mais baixos fazem consumidores comprarem mais e empresas produzirem menos; e preços mais altos fazem empresas produzirem mais e consumidores comprarem menos.
Se governos (como o da Argentina) tentarem intervir, os consumidores tendem a ficar sem produtos na prateleira, pois não há informação para isso ser feito com precisão.
Em uma economia de mercado como a brasileira e de outros países ocidentais, essas decisões sobre produção e consumo são deixadas para serem tomadas pela própria sociedade, em suas interações diárias, ao invés de ter uma autoridade central de planejamento, como aconteceu com países de economia socialista.
Naturalmente, é muito mais difícil uma autoridade central de governo acertar o planejamento de oferta de produtos e serviços do que se deixarmos para a própria sociedade decidir em suas interações diárias.
Oferta e demanda
Já pensou planejar o quanto de pão deve ser produzido pelas padarias como acontecia na União Soviética? E justamente porque existem milhares de interações diárias é que os preços variam.
E variam sobretudo conforme à disposição das empresas de ofertarem produtos e serviços e de consumidores os adquirirem.
Durante uma pandemia, o fechamento de estabelecimentos provocou uma forçada restrição na produção, diminuindo a quantidade de produtos e serviços ofertados aos consumidores. Essa diminuição da oferta (forçada pela política sanitária), traz um efeito de aumento de preços.
Situação análoga ocorre em tempos de guerra, em relação aos produtos e serviços afetados pela região onde ocorre a guerra. Assim, se Russia e Ucrânia são grandes produtores de petróleo, gás e fertilizantes, é esperada uma redução de oferta desses produtos no mercado e um aumento de preços por via de consequência.
Empreendedores devem estar atentos a essas oportunidades de ingressar no mercado, como aconteceu com produtores artesanais de máscaras contra a covid durante o auge da pandemia; assim como consumidores devem estar atentos a fim de evitar, na medida do possível, o consumo de produtos cujos preços estejam no pico.
Naturalmente, isso é inviável para produtos essenciais, mas outros gastos como viagens podem ser melhor planejados.