Economia

Especial Black Friday: Confira dicas e informações para fazer suas compras

SBT News traz dicas e informações para que possa fazer suas compras de forma segura em uma das datas mais importantes do comércio

Com a semana repleta de promoções, saiba como se proteger dos golpes online e conheça algumas dicas sobre como fazer compras seguras. Aqui você terá informações sobre como encontrar os melhores preços, como não cair em golpes, quais são os direitos do consumidor e o que fazer se algo der errado com o produto ou serviço comprado.

 

Black Friday: aproveite as promoções de hoje sem cair em golpes
Fernando Capez, do Procon-SP, diz que melhor maneira de se proteger é verificar se empresa existe

Assista ao vídeo

No último dia de Live do Consumidor SBT News, nesta 6ª feira (26.nov), a repórter do SBT Brasil, Lívia Raick, entrevistou o diretor executivo do Procon do Estado de São Paulo, Fernando Capez. Aproveitando que hoje é dia das promoções da Black Friday, o especialista traz dicas valiosas para os consumidores aproveitarem as promoções sem cair em golpes. 

Sobre as denúncias recebidas pelo Procon-SP, Capez relembrou as 2 milhões de reclamações no comércio eletrônico desde o ínicio da pandemia do coronavírus. Decorrente disso, o consumidor brasileiro começou a comprar muito pela internet. Em relação as principais reclamações, o diretor alertou: "cuidados com site falsos e maquiados, eles são cópias perfeitas de sites conhecidos com formatação falsa."

Produtos de vestuário e eletrônicos são os campeões de vendas e proporcionalmente com maiores reclamações, informou o especialista. Outros problemas relatados por Fernando são links enviados por e-mail ou sms. Na visão dele é melhor você tomar a inicativa de procurar os sites e as lojas "não reaja a links enviado a vocês porque normalmente são links falsos que servem para introduzir um vírus no seu aparelho".

Quando questionado sobre a melhor maneira de se proteger, o especialista solicitou que verifiquem a reputação da empresa e se ela existe. "Entra no site procon-sp para checar a relação de umas 150 empresas, que já deram problema, algumas picaretas e criminosas ou outras que existem, mas não respeitam o consumidor com pós venda ruim", complementou ele.

Caso deseje comprar produtos do exterior, Fernando advertiu que e difícil recuperar o prejuízo de uma empresa no exterior. Além disso, falou que o procon não alcança empresas que tem sede fora do brasil. O mercado livre é uma das empresas com sede no país, "se compremeteu a reembolsar consumidor que receber com atraso e reclamar. Vai tirar da sua plataforma pordutos ilícitos ou falsificados" relatou o diretor sobre o acordo da empresa com o Procon. 

Para Capez, é importante pesquisar para saber qual é o melhor preço. "Até o momento final da sua compra não deixa de pesquisar, vai olhando e comparando os preços e a questão do desconto maquiado não da para ficar acompanhando para ver se o desconto é falso, o que interessa é o preço global e o final " assegurou o especialista.

O direitos dos consumidores é algo que preocupa muito aqueles que saem para fazer suas compras. Sobre o código do consumidor, "ele é claro, o consumidor tem direito a cortesia, a ser tratado com distinção e respeito e quem não quer participar disso que saia do comércio" afirmou Fernando.  Ainda relacionado aos direitos, ele trouxe informações sobre o direito de arrependimento "é só para compras as distâncias e onlines que é de 7 dias, fornecedor que não troca produto e que trata mal cliente está numa lista de mau fornecedor." O diretor também esclareceu que os consumidores devem se atentar as empresas que não fazem trocas. 

Mesmo que seja black friday, Capez enunciou que os direitos são os mesmos "se ele receber um produto com defeito ou com atraso, ele tem três opções : pedir o dinheiro, pedir um desconto, pedir outro produto." Nos momentos finais, ele propõe que uma listinha de prioridades seja feita para evitar consumismo. "Entra no site Procon-sp na aba black friday e faça sua reclamação, o melhor é prevenir tomar cuidado para não ter que reclamar" finalizou ele.

 

Black Friday: os direitos dos consumidores 

Atualmente, 70% dos consumidores estão comprando pela internet. Especialistas alertam sobre o tema

Assista ao vídeo

No terceiro dia da Live do Consumidor do SBT News, desta 5ª feira (25.nov), a jornalista, Viviane Costa, entrevistou o especialista em direito do consumidor Paulo Roque e o professor de Direito Comercial da Universidade de São Paulo (USP), Roberto Pfeiffer .Nas vesperas da Black Friday, Roque e Pfeiffer dão dicas para os consumidores. 

Atualmente, 70% dos consumidores estão comprando pela internet. O aumento do consumo online, torna aqueles que consomem mais expostos discorreu Roque. Na visão do especialista é preciso ter cuidado com sites mal intencionados pois existe uma : "lista negra dos sites que vivem lesando os consumidores". Conforme debatido nas lives, existem diversas reclamações de consumidores e Paulo citou os produtos que não estão em sintonia com aquilo que foi ofertado. 

Segundo Roberto, os direitos dos consumidores devem ser preservados. "Direito da desistência: o produto chegou e não correspondeu as expectativas deve ser feito a devolução ou a troca no prazo de sete dias, não existe custo nesse processo" complementou ele. O professor orientou, o consumidor a se dirigir ao site da empresa no sac e caso a empresa não solucionou deve procurar o procon da sua região.

 

Black Friday: coordenador da Senacon dá dicas de proteção nas compras
Segundo Diógenes Carvalho, o consumidor tem o direito ser ressarcido por falhas de segurança

Assista ao vídeo

No terceiro dia da Live do Consumidor do SBT News, nesta 5ª feira (25.nov), a repórter do SBT Brasil, Lívia Raick, entrevistou o coordenador geral da área de sanções da Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON), Diógenes Carvalho. A Senacon atua no planejamento, elaboração, coordenação e execução da Política Nacional das Relações de Consumo, com os objetivos de: garantir a proteção e exercício dos direitos dos consumidores; promover a harmonização nas relações de consumo e outros. Com o intuito de proteger o consumidor brasileiro, Diógenes Carvalho deu informações de como se comportar na Black Friday. 

O advento das compras online, na visão de Carvalho causou um aumento no número de reclamações. "Uma agenda forte sobre fraude com o aumento exponencial da compra seja pela pelos maketplaces ou redes sociais, tudo é possível você comprar" declarou ele. Para que o consumidor consiga se proteger, o coordenador relembrou os 31 anos do código de defesa do consumidor. 

"Ambiente digital deve ser seguro, isso é uma obrigatoriedade" discorreu Diogénes sobre os consumidores que não se sentem protegidos para comprar online. Caso ele enfrente qualquer tipo de problema, o coordenador pediu para que os compradores saibam do seu direito em recusar o pagamento de coisas que não foram adquiridas e ser ressarcido pelas falhas do sistema de segurança. 

Em relação a segurança digital, o especialista salientou sobre a preocupação com a proteção de dados virtuais "com a lei geral de proteção de dados (LGPD), esse consumidor tem que ficar atento se ele teve seus dados violados". Quem realiza uma compra, deseja ter seus direitos preservados. Carvalho ajudou aqueles que se sentem lesados "a secretaria nacional lançou um guia de como proteger os seus dados que tem o foco nessa conscientização do consumidor sobre essa importância". Além disso, ele solicitou que em último caso busquem um advogado para um possível ressarcimento. 

Cautela, pudência são características que os consumidores devem ter ao realizar uma compra. "A segurança digital também deve levar uma cooperação desse consumidor que ele seja um pouco diligente, e procure sites que tem uma boa reputação" pontuou Diógenes. Por isso, ele reforçou a importância de uma educação midiática para os consumidores compreenderem seus direitos: "a ideia é prevenção sempre"! Segundo o especialista, essa ausência de educação financeira pode levar uma família a se endividar porque o consumo é muito mais por desejo do que pela necessidade. 

Sobre a Secretaria Nacional do Consumidor, Carvalho anunciou que "a Senacon tem o canal do consumidor.gov que é um plataforma para negociação, com número extenso de fornecedores. A secretaria vai intermediar esse contato e a plataforma ta ali para ajudar o conflito e com a confiança nos prazos". Outra ajuda da secretaria listada por ele são os cursos que vão abranger direitos básicos do consumidor até educação financeira com instrumentos para empoderar o seu momento de compra. "O consumidor tem o poder de escolha, se ele tem uma boa escolha, ele vai ter um bom mercado, um bom pós venda" garantiu o coordenador. 

A respeito da melhor maneira de comprar na black friday, Diíogenes ofereceu dicas claras : "o mais importante é que o consumidor avalie, as ofertas devem ser claras e precisas. Utilize de sites que são pesquisadores de preço online E certifique que o desconto é real, e se a loja física ou site permite essa avaliação e essa troca de produto"  

 

Black Friday: exposição do ambiente digital 

Especialista em direito do consumidor e em segurança digital relatam sobre ataques virtuais 

Assista ao vídeo

No segundo dia da Live do Consumidor do SBT News, desta 4ª feira (24.nov), a jornalista, Viviane Costa, entrevistou o Marcelo Mundim, advogado especialista em direito do consumidor e Heliezer Viana, especialista em segurança digital. Buscando compreender como 47 mil pessoas cairam em golpes no primeiro semestre, Mundim e Viana trouxeram informações sobre a exposição no ambiente digital. 

Heliezer reforçou as mudanças na sociedade de uma era analógica para uma era digital. "Difícil uma pessoa não estar conectada a internet" reiterou ele. Com isso, o especialista em segurança digital pontuou que a informação é o maior bem que as pessoas possuem. "Hackers etão interessados em subter as informações para cometerem seus atos ilícitos, principlamente nessas épocas de black friday" alertou Viana. 

O Brasil ocupa a primeira posição na América Latina em ataques sofridos por hackers tanto por empresa como por consumidores. Esses dados são alarmantes, para Marcelo isso gera uma busca maior dos consumidores por seus direitos. "O consumidor não está preparado como proceder em relação a golpes" concluiu o advogado.

 


Black Friday: diretor do Reclame Aqui traz dicas para comprar bem
Desconfiar nunca é demais:"e-commerce e marketplace são campeões de reclamação", diz Felipe Paniago

Assista ao vídeo

No segundo dia da Live do Consumidor do SBT News, desta 4ª feira (24.nov), a repórter do SBT Brasil, Lívia Raick, entrevistou o diretor de marketing e CMO do Reclame Aqui, Felipe Paniago. O portal Reclame Aqui é um porta voz para o consumidor brasileiro, um site de reclamação contra empresas sobre venda, compra, atendimento, produtos e serviço. Visando ajudar a defesa do consumidor perante as promoções da Black Friday, Felipe Pagiano trouxe dicas e informações para uma boa compra na data. 

Compartilhando da mesma opinião do diretor executivo do Procon-SP, Paniago também acredita que devemos olhar a Black Friday com uma certa desconfiança. Para ele, existe uma evolução da data que foi até conhecida como "black fraude" e o consumidor acabou evoluindo: "está tomando mais cuidado, pesquisando preço antes da data". Mesmo assim, o diretor de marketing diz que existem muitas reivindicações " o e-commerce e marketplace (site com lojas virtuais) são campeões de reclamação". 

Felipe citou duas fases de reclamação: "no momento da compra é a propaganda enganosa, a maquiagem de preço e o problema para finalizar na compra, está no carrinho e do nada o produto desparece ou está com preço divergente. Após a Black Friday, ele comentou que outra contestação dos consumidores brasileiros é o atraso da entrega dos produtos. O diretor de marketing pediu para sempre olharem o prazo de prazo de entrega, principalmente se for alimento tem que ter cuidado redobrado. 

Em relação aos produtos mais consumidos, o CMO relatou que os brasileiros consomem mais eletrônicos, produtos como: celular, notebook e televisão. Quando for realizar a compra, Paniago alertou para que os consumidores se atentem aos seus direitos. " Reclame caso você se sinta lesado " frisou ele. 

Quando questionado sobre compras com segurança, Felipe solicitou que pesquisem a reputação de uma loja antes de comprar "não é hora de novas experiências". Se a compra for online, o diretor de marketing sugere que tirem um print da tela que está comprando, porque caso tenha uma divergência de valores vai valer o menor preço se a loja for séria. Além de ficar atento ao frete e ao prazo de entrega e caso tenha um problema sempre reclame via SAC, via reclame aqui. 

Na visão de Paniago, os empresário estão mais preocupado com a visão da empresa na internet e estão investindo em ter um bom atendimento. Ele conta ainda sobre como o consumidor avalia as empresas:  "Se você teve um problema e ela resolve de maneira fácil, você fica muito mais fiel a essa empresa". 

As útimas dicas dadas por ele para uma boa compra são "olhar o preço, pesquisar a reputação da loja, ficar de olho no prazo da entrega se for online e se precisar reclame"!

 

 Black Friday: saiba a melhor forma de comprar 

Maurício Morgado, coordenador do Centro de Excelência em Varejo da da FGV, compara a experiência das lojas físicas com a online                                                                                                                                                                                                                                                                                                           

Assista ao vídeo

Na Live do Consumidor do SBT News, desta 3ª feira (23.nov), a jornalista, Viviane Costa, entrevistou o coordenador do Centro de Excelência em Varejo da da Fundação Getúlio Vargas, Maurício Morgado. O especialista respondeu qual é a melhor forma de comprar nas promoções da Black Friday.

Morgado explicou que a jornada de compras mudou muito com as compras online. "A gente aprendeu que é uma boa alternativa comprar online porque facilita a sua vida como consumidor", afirmou o coordenador. Sobre o papel da loja física, ele informou que vale a pena se for uma experiência divertida: "tem produtos que as pessoas querem sentir e pegar". Além disso, discorreu sobre a possibilidade de integração que as compras em lojas possibilitam. 

"Dependendo da compra vale dar uma passadinha ir na loja física para tentar ver se consegue um preço melhor e ver o produto", frisou Maurício. Ainda que as lojas físicas tenham sua importância, não da para negar que é mais comodo comprar pela internet "facilidade na comparação dos preços, do que ficar batendo perna e comparando os valores"

 

Black Friday: confira as dicas do diretor do Procon-SP
Fernando Capez alerta que os criminosos mudaram das ruas para as redes sociais

Assista ao vídeo

Na Live do Consumidor do SBT News, desta 3ª feira (23.nov), a repórter do SBT Brasil, Lívia Raick, entrevistou o diretor executivo do Procon do Estado de São Paulo, Fernando Capez. Para ajudar os consumidores brasileiros a vencerem a desconfiança com as promoções da Black Friday, o diretor respondeu uma série de perguntas sobre os cuidados com os produtos comprados. 

Com o aumento das compras online, Fernando Capez alerta que os criminosos mudaram das ruas para as redes sociais : "sites fantasmas, empresas que não existem." Em relação a reclamação dos consumidores, o diretor solicita que no primeiro momento, procurem sites conhecidos e verifiquem se ele fornece o endereço da empresa. "Segundo ponto que o site tem que fornecer o CNPJ, que é o RG da empresa, e verificar no site da receita quando a empresa foi criada", informou ele.  Após esse passo, ele pede que entrem no site do Procon-SP, para verificar a lista de empresas "picaretas". 

Questionado a respeito dos principais problemas enfrentados, Capez propõe que chequem o histórico da empresa para ver como ela se comporta no pós venda: "Na hora da venda é só alegria, os sites são agradáveis e depois somem e desaparecem. Empresas picaretas criam um oásis e depois da compra, não te atendem mais". No site do Procon-SP, existe uma listinha de restrição de empresas que não são indicadas por demorarem além da entrega do produto ou não devolverem objetos que apresentaram problema ou defeito. Para consumidores que enfrentaram problemas em suas compras: "tem que entrar no site e fazer uma reclamação, o Procon vai chamar a empresa e se ela não indenizar o consumidor, ele vai aplicar uma multa ."

Os descontos altos das promoções, muitas vezes podem ser enganosos "não se entusiasme com percentual de desconto, as empresas vão aumentando o preço antes da Black Friday" previne Fernando. Na opinião dele, as compras por impulso devem ser evitadas. 

Diante da nova modalidade de pagamento por PIX nas compras, o diretor executivo conta que golpes podem ser aplicados com PIX e que não existe como estornar o valor. Além disso, pede para desconfiar das empresas que só fornecem um método de pagamento.

Quando questionado sobre os cuidados que os lojistas estão tomando, ele celebrou o acordo do Procon-SP com empresas grandes como Mercado Livre: "elas se obrigam a reembolsar o consumidor por eventuais atrasos ou defeitos no produto."

"Black Friday é a hora de você comprar aquilo que você está precisando, não saia da lista de prioridades! Cheque o preço total incluindo fretes e despesas contratuais e compare para fazer a melhor compra. Cuidado com desconto maquiado e cuidado com as empresas fantasmas e sites falsos!" finalizou ele.

 

LEIA TAMBÉM:
+ Pesquisa indica Black Friday tímida e mais fraca em 2021
+ Black Friday: confira 10 dicas para não cair em fraudes online
Volume de vendas na Black Friday deve cair pela primeira vez em 5 anos
+ Especialistas alertam para possíveis golpes na Black Friday
 Leia as últimas notícias no portal SBT News


 

Publicidade

Assuntos relacionados

sbt
sbtnews
economia
black friday
black
friday
consumidor
live do consumidor
compras
cuidados
dicas
venda
compra
produtos
golpes
pagamento
sites
marketplace
portalnews

Últimas notícias

Às vésperas do Natal, intenção de consumo diminui pela primeira vez em dois anos
Economia - 20/12/2023
Às vésperas do Natal, intenção de consumo diminui pela primeira vez em dois anos
Renda extra gerada pelo 13º salário impulsionou timidamente a percepção de compras
Empresas têm até hoje para depositar segunda parcela do 13º salário
Economia - 20/12/2023
Empresas têm até hoje para depositar segunda parcela do 13º salário
Benefício é garantido para contratados pela CLT; aposentados e pensionistas foram contemplados em maio
Brasil sobe em ranking e se torna a 9ª maior economia do mundo, diz FMI
Economia - 20/12/2023
Brasil sobe em ranking e se torna a 9ª maior economia do mundo, diz FMI
Fundo Internacional estima que economia brasileira fechará 2023 com PIB em US$ 2,13 trilhões
Caixa libera parcela do Bolsa Família para beneficiários com NIS final 8
Economia - 20/12/2023
Caixa libera parcela do Bolsa Família para beneficiários com NIS final 8
Recurso pode ser sacado ou movimentado virtualmente; calendário conta com Auxílio Gás
Entenda as mudanças nas regras para aposentadoria em 2024
Economia - 20/12/2023
Entenda as mudanças nas regras para aposentadoria em 2024
Regras só valem para quem já contribuía na época da reforma previdenciária
Assembleia de credores aprova Plano de Recuperação das Americanas
Economia - 19/12/2023
Assembleia de credores aprova Plano de Recuperação das Americanas
Credores rejeitaram proposta de adiamento da votação para o dia 21 de janeiro do ano que vem
Agência Standard & Poor's eleva nota de crédito do Brasil
Economia - 19/12/2023
Agência Standard & Poor's eleva nota de crédito do Brasil
Aprovação de reformas propostas pelo governo foi decisiva, diz o ministro Fernando Haddad
Mega da Virada terá prêmio recorde de R$ 570 milhões, diz Caixa
Economia - 19/12/2023
Mega da Virada terá prêmio recorde de R$ 570 milhões, diz Caixa
Valor supera o prêmio pago em 2022, de R$ 541,9 milhões. Apostas podem ser feitas até as 17h do dia 31 de dezembro
Cesta de Natal sobe acima da meta de inflação do ano, aponta Fipe
Economia - 19/12/2023
Cesta de Natal sobe acima da meta de inflação do ano, aponta Fipe
Maior variação foi no azeite de oliva, com alta de 48,28%; preço médio da cesta é de R$ 402, 45
Caixa libera parcela do Bolsa Família para beneficiários com NIS final 7
Economia - 19/12/2023
Caixa libera parcela do Bolsa Família para beneficiários com NIS final 7
Recurso pode ser sacado ou movimentado virtualmente; calendário conta com Auxílio Gás