Black Friday: confira as dicas do diretor do Procon-SP
Fernando Capez alerta que os criminosos mudaram das ruas para as redes sociais
Na Live do Consumidor do SBT News, desta 3ª feira (23.nov), a repórter do SBT Brasil, Lívia Raick, entrevistou o diretor executivo do Procon do Estado de São Paulo, Fernando Capez. Para ajudar os consumidores brasileiros a vencerem a desconfiança com as promoções da Black Friday, o diretor respondeu uma série de perguntas sobre os cuidados com os produtos comprados.
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Com o aumento das compras online, Fernando Capez alerta que os criminosos mudaram das ruas para as redes sociais : "sites fantasmas, empresas que não existem." Em relação a reclamação dos consumidores, o diretor solicita que no primeiro momento, procurem sites conhecidos e verifiquem se ele fornece o endereço da empresa. "Segundo ponto que o site tem que fornecer o CNPJ, que é o RG da empresa, e verificar no site da receita quando a empresa foi criada", informou ele. Após esse passo, ele pede que entrem no site do Procon-SP, para verificar a lista de empresas "picaretas".
Questionado a respeito dos principais problemas enfrentados, Capez propõe que chequem o histórico da empresa para ver como ela se comporta no pós venda: "Na hora da venda é só alegria, os sites são agradáveis e depois somem e desaparecem. Empresas picaretas criam um oásis e depois da compra, não te atendem mais". No site do Procon-SP, existe uma listinha de restrição de empresas que não são indicadas por demorarem além da entrega do produto ou não devolverem objetos que apresentaram problema ou defeito. Para consumidores que enfrentaram problemas em suas compras: "tem que entrar no site e fazer uma reclamação, o Procon vai chamar a empresa e se ela não indenizar o consumidor, ele vai aplicar uma multa ."
Os descontos altos das promoções, muitas vezes podem ser enganosos "não se entusiasme com percentual de desconto, as empresas vão aumentando o preço antes da Black Friday" previne Fernando. Na opinião dele, as compras por impulso devem ser evitadas.
Diante da nova modalidade de pagamento por PIX nas compras, o diretor executivo conta que golpes podem ser aplicados com pix e que não existe como extornar o valor. Além disso, pede para desconfiar das empresas que só fornecem um método de pagamento.
Quando questionado sobre os cuidados que os lojistas estão tomando, ele celebrou o acordo do ProconSP com empresas grandes como Mercado Livre: "elas se obrigam a reembolsar o consumidor por eventuais atrasos ou defeitos no produto."
"Black Friday é a hora de você comprar aquilo que você está precisando, não saia da lista de prioridades! Cheque o preço total incluindo fretes e despesas contratuais e compare para fazer a melhor compra. Cuidado com desconto maquiado e cuidado com as empresas fantasmas e sites falsos!" finalizou ele.