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Comprova lança minicurso sobre desinformação para maiores de 50

Versão em português do programa MediaWise for Seniors do Poynter Institute tem curso gratuito via WhatsApp, além de Lillian Witte Fibe e Boris Casoy como embaixadores

Comprova lança minicurso sobre desinformação para maiores de 50

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O Projeto Comprova, coalizão liderada pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e formada por 40 veículos de mídia, entre eles o SBT e SBT News, que trabalham para verificar desinformação, lança nesta 4ªfeira (30.mar) a versão em português do MediaWise for Seniors - um programa de educação midiática desenvolvido para adultos, especialmente os maiores de 50 anos, pela iniciativa de educação midiática digital voltada às redes sociais MediaWise, e da organização sem fins lucrativos Poynter Institute.

O minicurso por WhatsApp foi criado para ajudar as pessoas nessa faixa etária a distinguir fatos de boatos e a lidar com a desinformação compartilhada nas redes sociais. O curso é gratuito e qualquer pessoa que tenha uma conta no WhatsApp pode se inscrever.

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As inscrições podem ser feitas pelo site do Comprova ou em um único clique acessando este link e a qualquer momento, pelos próximos 12 meses. A partir da inscrição, e pelos 10 dias seguintes, os participantes receberão vídeos e mensagens de texto pelo aplicativo com instruções e técnicas simples para detectar conteúdos suspeitos e fazer verificações básicas. Essas lições diárias duram de 5 a 7 minutos. 

Minicurso que foi conduzido pelos principais nomes do jornalismo dos EUA agora terá uma versão em português | Divulgação/Projeto Comprova/MediaWise

As aulas são conduzidas pelos jornalistas Lillian Witte Fibe e Boris Casoy, embaixadores do programa no Brasil. O conteúdo foi produzido em conjunto pelo MediaWise e pelo Projeto Comprova e é distribuído por WhatsApp a partir da plataforma Arist.

Nos Estados Unidos, uma versão do curso foi conduzida por Christiane Amanpour, âncora da CNN Internacional, e Joan Lunden, ex-apresentadora do Good Morning America, da rede ABC.

As inscrições podem ser feitas no site do Projeto Comprova | Divulgação/Projeto Comprova/MediaWise

Com o slogan "Não passe vergonha nos grupos -- Aprenda a identificar boatos nas redes", o minicurso ajudará esse público a entender como funcionam os algoritmos, como detectar golpes e teorias conspiratórias, ensinará a buscar fontes confiáveis e orientará os participantes sobre como falar com amigos e familiares para evitar a disseminação de conteúdos falsos e enganosos. 

Para a presidente da Abraji, Natalia Mazotte, a educação midiática se tornou um foco de atuação relevante para a entidade.

"A desinformação é pervasiva e atinge pessoas com diferentes níveis de letramento digital, gerando impactos negativos nas nossas relações e instituições. Estamos animados com a possibilidade de ajudar um público mais amplo a refletir sobre o seu consumo de informação digital", diz.


Já Alex Mahadevan, gerente do programa MediaWise, pontua que o programa já teve versões em espanhol, inglês e francês.

"Tenho família do Brasil, com laços estreitos com o país. Por isso, essa parte da nossa expansão internacional me agrada muito. Estou entusiasmado por oferecer esse curso gratuito aos brasileiros, porque cidadãos, comunidades e países prosperam quando todos fazem a sua parte para promover a verdade". 

Jornalistas Lillian Witte Fibe Boris Casoy serão os instrutores das aulas do programa MediaWise for Seniors | Divulgação/Projeto Comprova/MediaWise


O minicurso é apoiado pela Meta. "Nossa prioridade é contribuir para uma internet aberta, transparente e segura. A desinformação provoca o contrário", afirma Murillo Laranjeira, diretor de Políticas Públicas da Meta no Brasil.

"Por isso, ficamos tão felizes em apoiar um projeto educativo nessa área. Nosso objetivo é que esse programa tenha o maior impacto possível e que ajude a nossa comunidade a olhar para informação na internet com forte senso crítico", conclui Laranjeira. 


Mais detalhes sobre o programa estão disponíveis em projetocomprova.com.br/minicurso.


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Idosos compartilham mais conteúdo enganoso ou falso


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