Procon-SP recebe mais de mil reclamações relacionadas a compras na Black Friday
Queixas envolvem não entrega e cancelamento de pedidos; Magazine Luiza e Netshoes lideram ranking
Até o início da tarde deste sábado (25.nov), 1.007 consumidores procuraram o Procon-SP para reclamar de problemas nas compras ou contratações durante a Black Friday. A maior parte das queixas envolve a não entrega ou demora na entrega do item (363), mudança de preço ao finalizar a compra (129) e cancelamento de pedido (129).
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Entre as empresas, Magazine Luiza, Netshoes, Época Cosméticos e Hub Fintech estão no topo do ranking, com 76 queixas. Em seguida, aparecem o Marco Livre (com 39 reclamações), Casas Bahia, Ponto Frio e Extra (35), Carrefour (32) e Claro, Net, Embratel e Nextel (29). Nas redes sociais, foram recebidos 295 pedidos de orientações.
A Black Friday deste ano foi realizada no dia 24 de novembro, prometendo, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), movimentar R$ 4,64 bilhões na economia. Na data, o segmentos de eletroeletrônicos e utilidades domésticas foi um dos mais procurados, assim como o de eletrodomésticos.
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Um dia antes do dia de promoções, o Procon-SP divulgou uma lista com as lojas que devem ser evitadas durante as compras. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), por sua vez, compartilhou dicas para que os consumidores evitassem golpes na data - conselhos que podem ser utilizados no dia a dia, sobretudo em compras virtuais.