Brasil

Ozonioterapia: entenda aplicações e polêmicas em torno da prática

Apesar de aprovado, tratamento depende de regulação da Anvisa

Em agosto, a lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que autoriza a aplicação da ozonioterapia como tratamento complementar gerou polêmica nas comunidades científica e médica no Brasil. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O que é ozonioterapia?

O procedimento consiste na mistura de dois gases nos pacientes, oxigênio e ozônio, que tem fortes propriedades extremamente oxidantes e bactericidas. A aplicação pode ser feita via endovenosa, intra-articular, intramuscular, local e retal.

Por que a polêmica?

De um lado, especialistas contrários à lei mostram preocupação com o possível uso irresponsável da terapia com ozônio, alegando falta de estudos que embasem a eficácia do tratamento.

Do outro, favoráveis comemoraram a aprovação, entendendo que a legislação facilita a habilitação de profissionais e regula uma prática já em atividade no país há décadas.

O que muda com a lei?

Desde 2018, a ozonioterapia faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, em decisão do então ministro da Saúde, Ricardo Barros. 

Naquele mesmo ano, uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) permitiu o uso da terapia para fins médicos apenas em testes clínicos, com caráter experimental.

Com a nova lei, segundo o Ministério da Saúde, todos os equipamentos usados em procedimentos terapêuticos devem ser submetidos à aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Atualmente, há autorização de uso da terapia somente para uso odontológico e estético, como limpeza e assepsia de pele. "Qualquer outra inclusão precisa ser submetida novamente ao órgão desde que as empresas apresentem estudos necessários a comprovação da sua eficácia e segurança", diz a pasta.

Segundo a Anvisa, não há equipamentos de produção de ozônio aprovados para uso médico, "visto que ainda não foram apresentadas evidências científicas que comprovem sua eficácia e segurança". A agência informa que novas indicações de uso da terapia poderão ser aprovadas, "desde que as empresas responsáveis apresentem os estudos necessários à comprovação de sua eficácia e segurança".

Veja reportagem do SBT Brasil sobre ozonioterapia:

Assista ao vídeo

Legislação não significa um "liberou geral"

Diretor científico da Associação Médica Brasileira (AMB), José Eduardo Lutaif Dolci explica que a lei "não dá cheque em branco para que as pessoas possam usar para qualquer coisa". 

"Para câncer, diabetes, rejuvenescimento", exemplifica. "A lei sanciona o uso para aquilo que está aprovado pela Anvisa, com equipamentos aprovados por ela e profissionais treinados para isso", diz.

"Não somos contrários ao uso complementar para algumas situações específicas. Somos contrários ao uso indiscriminado e sem comprovação científica do ozônio para algumas doenças, que é isso que eventualmente pode se querer propagar mediante a aprovação desta lei", completa Dolci.

Cirurgião dentista e professor da Universidade de Brasília (UnB), Sérgio Bruzadelli Macedo trabalha com ozonioterapia desde 1996 e vê na prática benefícios aos pacientes, como estímulo ao crescimento de vasos sanguíneos e ataque a bactérias. 

"Temos usado assim com sucesso fabuloso. Hoje há uso de ozônio em várias situações clínicas. É uma terapia complementar. Não é para jogar as outras no lixo. Vai casar com benefícios das outras", analisa. 

Bruzadelli vê na preocupação de médicos e cientistas "justificativas honestas". "Tem que usar dentro da técnica, usar as doses certas, as indicações corretas. Agora, as pessoas que leem ciência, conhecem os artigos e mesmo assim continuam contra? É complicado", defende o dentista.

Ele acredita que, com a lei aprovada, o próximo passo é investir na capacitação de profissionais. "Não é porque a lei autorizou que qualquer um vai usar", diz.

O presidente de Associação Brasileira de Ozonioterapia (Aboz), Antonio Teixeira, vai na mesma linha do dentista. Segundo ele, a lei veio na hora certa e traz oportunidade "de regulamentar uma prática que já existe no Brasil há duas décadas". "Vai permitir que a gente imponha limites", aponta.

Para Teixeira, a ozonioterapia não exclui nenhum outro tratamento. "Só podem praticar profissionais inscritos em seus conselhos e com nível superior completo. Os profissionais têm que seguir os limites e orientações de seus conselhos, para oferecer ozonioterapia digna, ética e segura. A lei não soltou todo mundo", explica.

O presidente da Aboz afirma que a associação enviou documentação à Anvisa para a liberação da terapia em outras aplicações. "É questão de tempo para que reconheçam e liberem aparelhos para outras áreas. Para que nas próximas semanas e meses isso se resolva e a polêmica chegue ao fim", completa.

Publicidade

Assuntos relacionados

portalnews
portal news
sbt news
sbtnews
noticias
ozonioterapia
anvisa
ministério da saúde
lula
tratamento
Felipe-Moraes

Últimas notícias

Brasil perde para a Alemanha e se complica no basquete olímpico
Esporte - 30/07/2024
Brasil perde para a Alemanha e se complica no basquete olímpico
Esquadrão brasileiro sofreu segunda derrota em Paris por 86 a 73 e tentará classificação às quartas de final contra o Japão
Japão é pedra no sapato do Brasil nas Olimpíadas de Paris; veja resultados
Olimpíadas - 29/07/2024
Japão é pedra no sapato do Brasil nas Olimpíadas de Paris; veja resultados
País asiático está levando a melhor contra os representantes brasileiros nos Jogos de Paris
Brasil perde para Japão de virada e se complica na fase de grupos das Olimpíadas
Olimpíadas - 28/07/2024
Brasil perde para Japão de virada e se complica na fase de grupos das Olimpíadas
Seleção brasileira sofre dois gols nos acréscimos do segundo tempo e dependerá de combinação de resultados para avançar na competição
Judoca Willian Lima garante prata e é primeiro medalhista brasileiro em Paris
Olimpíadas - 28/07/2024
Judoca Willian Lima garante prata e é primeiro medalhista brasileiro em Paris
Willian sofre ippon e acaba derrotado na final da categoria de 66kg pelo judoca japonês Abe Hifumi
Jorginho detona jogadores da seleção: "Acaba uma Copa América, já postam foto em Ibiza"
Sbt sports - 20/07/2024
Jorginho detona jogadores da seleção: "Acaba uma Copa América, já postam foto em Ibiza"
Campeão do Mundo em 94, ele fez o discurso durante um jantar em homenagem aos 30 anos do Tetra
Brasil perde para Uruguai nos pênaltis e é eliminado da Copa América
Copa américa - 07/07/2024
Brasil perde para Uruguai nos pênaltis e é eliminado da Copa América
Seleção brasileira fica no 0 a 0 no tempo regulamentar e cai nas quartas de final da competição continental
Conmebol admite erro em pênalti não marcado sobre Vini Jr
Copa américa - 03/07/2024
Conmebol admite erro em pênalti não marcado sobre Vini Jr
Segundo a entidade, VAR errou ao concluir que Muñoz havia tocado na bola antes de derrubar o brasileiro
Brasil empata com Colômbia e enfrentará Uruguai nas quartas da Copa América
Copa américa - 03/07/2024
Brasil empata com Colômbia e enfrentará Uruguai nas quartas da Copa América
Gol da seleção brasileira saiu pelos pés de Raphinha, de falta; classificada em primeiro lugar do Grupo D, seleção colombiana jogará contra o Panamá
"Tivemos Guardiola praticamente fechado com a seleção brasileira", diz agente
Seleção brasileira - 30/06/2024
"Tivemos Guardiola praticamente fechado com a seleção brasileira", diz agente
Empresário André Cury declarou que técnico espanhol quase assumiu Brasil antes da Copa do Mundo de 2014
Com dois gols de Vini Jr, Brasil goleia Paraguai na Copa América
Copa américa - 29/06/2024
Com dois gols de Vini Jr, Brasil goleia Paraguai na Copa América
Seleção brasileira se impõe no Allegiant Stadium, em Las Vegas, e ganha sem correr riscos