Brasil

Tarcísio: o disputado cabo eleitoral dos candidatos a prefeito de SP

Entenda as possibilidades do apoio do governador de SP para as eleições de 2024

Tarcísio de Freitas (Republicanos), empossado governador de São Paulo há pouco mais de 100 dias, tem pela frente um grande desafio: definir quem será o candidato a prefeito da capital paulista a ser apoiado por ele nas eleições de 2024.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O ex-ministro da Infraestrutura do governo de Jair Bolsonaro (PL) teria feito um acordo com o atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), nas eleições de 2022. Em troca de apoio no segundo turno, ele havia se comprometido a ser cabo eleitoral de Nunes em sua tentativa de reeleição. Mas essa promessa esbarra nos desejos do Republicanos, partido de Tarcísio, que nas últimas três eleições municipais -- 2012, 2016 e 2020 -- lançou Celso Russomano como candidato próprio da sigla.

Para dificultar ainda mais a vida de Tarcísio, Ricardo Salles, ex-ministro do Meio Ambiente e atual deputado federal, se lançou como o pré-candidato "bolsonarista" à prefeitura de São Paulo, pelo Partido Liberal, sendo apoiado por Eduardo Bolsonaro, filho '03' do ex-presidente Jair Bolsonaro. 

Um cabo eleitoral em disputa

Independente do que for decidido pelo atual governador do Estado, uma coisa é clara para o professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fespsp) e doutor em Ciências Sociais Paulo Niccoli Ramirez: Tarcísio será um disputado cabo eleitoral entre os candidatos da direita paulistana. 

A imagem de um político moderado, em meio a uma grande polarização nacional que ainda não se dissipou, deve favorecer a campanha dos postulantes ao cargo de prefeito da maior capital do país.

Segundo Ramirez, o governador "tenta gradualmente se desvincular da imagem mais radical da direita e do bolsonarismo, em função de uma visão mais republicana, governamentalista e de respeito às instituições". 

"O que pode favorecer o Tarcísio como um cabo eleitoral para 2024 é a questão dele ser uma imagem moderada, a ponto de fazer negociações com Lula, quando houve a tragédia de São Sebastião, no início do ano. Ambos tiveram posturas republicanas, de amplo apoio, mútuo, recíproco, o que é a imagem que a maioria dos eleitores deseja na cidade de São Paulo", argumentou o cientista político ao SBT News.

A moderação, e até um certo distanciamento do bolsonarismo, tem desagradado setores ligados ao ex-presidente, mas seria uma estratégia para conquistar os eleitores da cidade de São Paulo. De acordo com o professor, "é esse o tipo de direita que agrada mais aos paulistanos e não necessariamente o extremismo bolsonarista".

"Ao dialogar com a direita, com a esquerda, até mesmo com o governo federal, ele cria um campo no qual ele se torna uma figura não só influenciável para as candidaturas a prefeito no cinturão que forma a Grande São Paulo, mas provavelmente também ele acaba se configurando como um importante figura presidenciável para 2026", analisa o cientista político, apostando em uma possível candidatura de Tarcísio à Presidência da República, em 2026.

Nos primeiros três meses como governador do Estado, Tarcísio desfruta de uma boa taxa de aprovação -- e uma porcentagem de reprovação ainda melhor, com só 11%. É o que mostra a primeira pesquisa de avaliação da gestão dele, feita pelo Datafolha dos dias 3 a 5 de abril. De acordo com 44% dos entrevistados, o governo do Estado tem gestão considerada boa ou ótima, enquanto 39% consideram regular. 11% definem Tarcísio como ruim ou péssimo.

Ricardo Nunes (MDB), Celso Russomano (Republicanos) e Ricardo Salles (PL) | Agência Brasil/Facebook Celso Russomano

+ PSDB não terá candidato próprio para a prefeitura de São Paulo

Na capital, Tarcísio perdeu para Haddad em 2022

Nas últimas eleições gerais, a capital paulista foi, no estado de São Paulo, a cidade mais crítica ao bolsonarismo. O candidato do PT a governador, Fernando Haddad, obteve 54,41% dos votos contra 45,49% de Tarcísio.

Lula também foi o vencedor no município, com 53,54% dos votos, contra 46,46% de Bolsonaro. Para Ramirez, isso demonstra a tendência do paulistano de fugir dos extremismos.

Por isso, o esforço para manter a fama de moderado -- junto a uma baixa reprovação no próximo ano -- pode ser fundamental para o candidato que escolher apoiar, seja ele Nunes (MDB), Russomano (Republicanos) ou Salles (PL).

"A cidade de São Paulo, por ter escolhido o Lula e Haddad, mostra que de fato não deseja extremismos, de modo que o Tarcísio acaba sendo uma figura importante, como cabo eleitoral, para uma figura também da direita se candidatar à prefeitura da cidade. Consequentemente, o Nunes, caso de fato obtenha o apoio do Tarcísio, terá um grande cabo eleitoral, já que o Tarcísio representa essa figura moderada", afirma ele.

Com tantos candidatos se lançando pela direita, ficar neutro seria uma forma de não se comprometer -- e não se prejudicar -- com ninguém. Mesmo assim, Ramirez considera difícil essa possibilidade.

"Dificilmente o Tarcísio vai se manter neutro, porque a neutralidade irá resultar na falta de apoio daqui dois anos, caso ele queira se recandidatar a governador ou mesmo tentar um salto mais alto, como presidente", afirma.

Leia também

Publicidade

Assuntos relacionados

portalnews
sbtnews
sbt
brasil
eleições
2024
são paulo
prefeito
Ricardo Nunes
Tarcísio
Tarcísio de Freitas
Russomano
prefeitura
cabo
eleitoral
Ricardo Salles

Últimas notícias

Brasil perde para a Alemanha e se complica no basquete olímpico
Esporte - 30/07/2024
Brasil perde para a Alemanha e se complica no basquete olímpico
Esquadrão brasileiro sofreu segunda derrota em Paris por 86 a 73 e tentará classificação às quartas de final contra o Japão
Japão é pedra no sapato do Brasil nas Olimpíadas de Paris; veja resultados
Olimpíadas - 29/07/2024
Japão é pedra no sapato do Brasil nas Olimpíadas de Paris; veja resultados
País asiático está levando a melhor contra os representantes brasileiros nos Jogos de Paris
Brasil perde para Japão de virada e se complica na fase de grupos das Olimpíadas
Olimpíadas - 28/07/2024
Brasil perde para Japão de virada e se complica na fase de grupos das Olimpíadas
Seleção brasileira sofre dois gols nos acréscimos do segundo tempo e dependerá de combinação de resultados para avançar na competição
Judoca Willian Lima garante prata e é primeiro medalhista brasileiro em Paris
Olimpíadas - 28/07/2024
Judoca Willian Lima garante prata e é primeiro medalhista brasileiro em Paris
Willian sofre ippon e acaba derrotado na final da categoria de 66kg pelo judoca japonês Abe Hifumi
Jorginho detona jogadores da seleção: "Acaba uma Copa América, já postam foto em Ibiza"
Sbt sports - 20/07/2024
Jorginho detona jogadores da seleção: "Acaba uma Copa América, já postam foto em Ibiza"
Campeão do Mundo em 94, ele fez o discurso durante um jantar em homenagem aos 30 anos do Tetra
Brasil perde para Uruguai nos pênaltis e é eliminado da Copa América
Copa américa - 07/07/2024
Brasil perde para Uruguai nos pênaltis e é eliminado da Copa América
Seleção brasileira fica no 0 a 0 no tempo regulamentar e cai nas quartas de final da competição continental
Conmebol admite erro em pênalti não marcado sobre Vini Jr
Copa américa - 03/07/2024
Conmebol admite erro em pênalti não marcado sobre Vini Jr
Segundo a entidade, VAR errou ao concluir que Muñoz havia tocado na bola antes de derrubar o brasileiro
Brasil empata com Colômbia e enfrentará Uruguai nas quartas da Copa América
Copa américa - 03/07/2024
Brasil empata com Colômbia e enfrentará Uruguai nas quartas da Copa América
Gol da seleção brasileira saiu pelos pés de Raphinha, de falta; classificada em primeiro lugar do Grupo D, seleção colombiana jogará contra o Panamá
"Tivemos Guardiola praticamente fechado com a seleção brasileira", diz agente
Seleção brasileira - 30/06/2024
"Tivemos Guardiola praticamente fechado com a seleção brasileira", diz agente
Empresário André Cury declarou que técnico espanhol quase assumiu Brasil antes da Copa do Mundo de 2014
Com dois gols de Vini Jr, Brasil goleia Paraguai na Copa América
Copa américa - 29/06/2024
Com dois gols de Vini Jr, Brasil goleia Paraguai na Copa América
Seleção brasileira se impõe no Allegiant Stadium, em Las Vegas, e ganha sem correr riscos