Greve do metrô em SP: linhas de ônibus são reforçadas para atender passageiros
Sistema Paese não foi acionado por se tratar de paralisação. Metroviários reivindicam pagamentos atrasados de abonos
Sem atender à solicitação de catraca livre para os passageiros, medida solicitada pelos grevistas do metrô de São Paulo para que os trens voltassem a circular, o sistema Paese de ônibus também não foi acionado na manhã de 5ª feira (23.mar).
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Os ônibus da capital paulista são geridos pela SPTrans, ligada à prefeitura da cidade, enquanto o metrô é ligado ao governo do estado.
Segundo a assessoria de imprensa do Metrô, o sistema Paese não é acionado em caso de greve, pois a SP Trans destina praticamente a totalidade da frota nas ruas. É uma situação diferente daquela quando foi registrado uma colisão entre trens do monotrilho da Linha-15-Prata, já que se tratava de um problema técnico.
Estações de grande movimentação, como Luz (centro), Tucuruvi (norte) e Corinthians-Itaquera (leste) amanheceram lotadas, com muitos passageiros sem ter conhecimento da greve. Ao chegarem, se depararam com a movimentação atípica e os trens paralisados.
Para dar conta da demanda do transporte dos passageiros, a SPTrans reforçou a frota de 13 linhas existentes e que operam em regiões e trechos estratégicos, e criou duas outras: Metrô Tucuruvi/Praça do Correio e Metrô Santana/Praça do Correio.
Segundo a administração do Metrô, as linhas 1-Azul (Jabaquara - Tucuruvi), 2-Verde (Vila Madalena - Vila Prudente), 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera - Palmeiras/Barra Funda) estão paradas, assim como o monotrilho da linha 15-Prata (Vila Prudente - Jardim Colonial). As linhas 4-Amarela e 5-Lilás, operadas, respectivamente, pela ViaQuatro e ViaMobilidade, estão funcionando normalmente.
Trabalhadores pedem acordo sobre pagamento de abono atrasado
O anúncio da greve foi feito na noite de 4ª feira (22.mar), após audiência no Tribunal Regional do Trabalho. Novamente, os representantes da categoria e do Metrô não chegaram a um acordo sobre o pagamento do abono salarial. Segundo o sindicato, os trabalhadores estão há três anos sem receber participação nos lucros.
Os trabalhadores também alegam que o quadro de funcionários está "defasado" e, por isso, pedem a contratação de profissionais por meio de concurso público. A categoria exige ainda o fim das terceirizações do transporte, projeto já anunciado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos)
Abaixo, as linhas que tiveram frota reforçada, segundo a SP Trans:
- 175T/10 Metrô Santana - Metrô Jabaquara
- 175P/10 Metrô Santana - Ana Rosa
- 2104/10 Metrô Santana - Term. Pq. D. Pedro II
- 5290/10 Div. de Diadema - Term. Pq. D. Pedro II
- 5106/10 Jd. Selma - Largo São Francisco
- 574A/10 Americanópolis - Largo do Cambuci
- 118C/10 Jd. Pery Alto - Metrô Santa Cecília
- 9300/10 Term. Casa Verde - Term. Pq. D. Pedro II
- 107T/10 Metrô Tucuruvi - Term. Pinheiros
- 208V/10 Term. A.E. Carvalho - Term. Pq. D. Pedro II
- 1177/10 Term. A.E. Carvalho - Luz
- 233A/10 Jd. Helena - Term. Vila Carrão
- 4310/10 ET Itaquera - Term. Pq. D. Pedro II
Alterações operacionais:
- linha 178Y/10 Vila Amélia - Metrô Jardim São Paulo: prolongada até o Metrô Santana
- linhas 5022/10 Vila Santa Margarida - Jabaquara, 5018/10 Shopping Interlagos - Jabaquara e 5018/31 Shopping Interlagos - Jabaquara deverão operar em sistema circular no Metrô Jabaquara
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