Brasil

Demissão via WhatsApp é permitida por lei? Entenda

O médico Victor Hugo Heckert foi demitido por uma mensagem encaminhada; a história viralizou nesta semana

Nesta semana, viralizou nas redes sociais a demissão do médico Victor Hugo Heckert de uma unidade de saúde de Barão de Cotegipe, no Rio Grande do Sul. Ele foi informado sobre o seu desligamento por meio de uma mensagem encaminhada no aplicativo WhatsApp.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O caso ganhou repercussão depois que Victor usou o seu Twitter, no qual tem 69 mil seguidores, para expor um print do desligamento. "A demissão via WhatsApp foi totalmente profissional e madura", escreveu. Rapidamente, a publicação virou um dos principais assuntos na plataforma, com muitas pessoas comentando que a atitude da empresa era passível de processo.

O SBT News conversou com a especialista em direito trabalhista Flávia Polycarpo, sócia na Polycarpo Advogados, para entender se houve alguma irregularidade trabalhista na demissão do médico ortopedista. Ela explica que, ainda que a forma como Victor foi dispensado tenha sido errada, o erro se dá pela falta de formalidade. A dispensa de um funcionário, de acordo com a especialista, pode ser escrita ou verbal e por qualquer meio, com a única exigência de que haja o cumprimento do aviso prévio.

"Não tem nenhuma forma. A forma pode ser escrita, pode ser verbal, pode ser por telefone e pode ser por e-mail. A forma não tem problema, o que conta é como você faz isso, o que você escreve", comenta a especialista

O aplicativo de mensagem rápida, inclusive, foi um meio utilizado para realizar demissões durante a pandemia do coronavírus. A impossibilidade de estar no mesmo espaço físico, e a crise econômica causada pela emergência sanitária, levaram as empresas a utilizarem o WhatsApp e outros aplicativos de mensagem, como o Zoom, para manter contato com os funcionários até mesmo em momentos delicados, como a demissão, explica a advogada: "Na pandemia, tivemos uma série de demissões por WhatsApp, porque você não podia encontrar a pessoa, então também a forma do veículo do WhatsApp, ele não é ilegal. O que conta é como você faz isso, o que você escreve. Eu oriento que ligue para a pessoa, faça uma chamada de vídeo, explique para a pessoa o que vai acontecer, porque vai ser traumático em qualquer demissão. Só então, passe as orientações referentes à demissão e aviso prévio por escrito pelo aplicativo".

Ainda assim, a especialista alerta que o aplicativo deve ser usado como último recurso. "O WhatsApp tem que ser a última opção, porque ele é muito informal e também é ruim em questão da Lei Geral da Proteção de Dados, o sigilo das informações. O WhatsApp é uma ferramenta completamente insegura para todos os aspectos: para a empresa, para quem escreve e para quem passa uma informação".

Questionada sobre o caso do médico e se o fato dele ter sido demitido por uma mensagem encaminhada é suficiente para iniciar um processo contra a empresa, Polycarpo acredita que existe, sim, a possibilidade dele pedir indenização por dano moral, mas ela alerta para o fato de que prints de conversas, como a de Victor, vêm sendo usado indiscriminadamente em processos trabalhistas, o que nem sempre indica que o caso está ganho. 

"Em um processo judicial, só essa prova não serve. O juiz vai querer entender o contexto da conversa. A forma da prova (um pedaço da conversa), não vai provar. Ele vai ter que comprovar o que aconteceu, juntar o print inteiro, levar uma testemunha. Veja, é um conjunto. E o que vemos muito nos processos é que as pessoas acham que o simples fato de ter esse print resolveu o problema dela e o processo tá ganho e não é isso."

A advogada também entende que é necessária uma maior educação digital das pessoas na hora de compartilhar nas redes sociais. Assim como o print, informações divulgadas na internet ficam disponíveis para sempre e podem trazer consequências das quais o funcionário pode ser considerado responsável pela Justiça.

"Em grande parte, os empregados são as pessoas que processam, mas, na Justiça, a empresa também pode processar um empregado, e dependendo do efeito dessa atitude dele (do empregado), se a empresa tiver algum prejuízo em função desse uma simples publicação, como perda de contrato, o funcionário também pode ser processado. Temos visto bastante decisões nesse sentido, de invalidar-se por conta de postagem da rede social."

Em junho deste ano, uma mulher que trabalhava como vendedora em uma joalheria de São Paulo ganhou um processo trabalhista contra a empresa, mas foi multada pelo juiz junto com suas duas testemunhas por um vídeo que publicou no TikTok antes da audiência, com a legenda "Eu e minhas amigas indo processar a empresa tóxica". A empresa apresentou a publicação como prova, e o juiz entendeu que existia amizade, anulando os depoimentos, e multando as três por litigância de má-fé.

"A gente pode tudo, mas tudo tem consequência", alerta Polycarpo.

Publicidade

Assuntos relacionados

sbtnews
portalnews
brasil
redes sociais
medico
demissao
internet
educação digital
whatsapp
advogada
trabalhista

Últimas notícias

Brasil perde para a Alemanha e se complica no basquete olímpico
Esporte - 30/07/2024
Brasil perde para a Alemanha e se complica no basquete olímpico
Esquadrão brasileiro sofreu segunda derrota em Paris por 86 a 73 e tentará classificação às quartas de final contra o Japão
Japão é pedra no sapato do Brasil nas Olimpíadas de Paris; veja resultados
Olimpíadas - 29/07/2024
Japão é pedra no sapato do Brasil nas Olimpíadas de Paris; veja resultados
País asiático está levando a melhor contra os representantes brasileiros nos Jogos de Paris
Brasil perde para Japão de virada e se complica na fase de grupos das Olimpíadas
Olimpíadas - 28/07/2024
Brasil perde para Japão de virada e se complica na fase de grupos das Olimpíadas
Seleção brasileira sofre dois gols nos acréscimos do segundo tempo e dependerá de combinação de resultados para avançar na competição
Judoca Willian Lima garante prata e é primeiro medalhista brasileiro em Paris
Olimpíadas - 28/07/2024
Judoca Willian Lima garante prata e é primeiro medalhista brasileiro em Paris
Willian sofre ippon e acaba derrotado na final da categoria de 66kg pelo judoca japonês Abe Hifumi
Jorginho detona jogadores da seleção: "Acaba uma Copa América, já postam foto em Ibiza"
Sbt sports - 20/07/2024
Jorginho detona jogadores da seleção: "Acaba uma Copa América, já postam foto em Ibiza"
Campeão do Mundo em 94, ele fez o discurso durante um jantar em homenagem aos 30 anos do Tetra
Brasil perde para Uruguai nos pênaltis e é eliminado da Copa América
Copa américa - 07/07/2024
Brasil perde para Uruguai nos pênaltis e é eliminado da Copa América
Seleção brasileira fica no 0 a 0 no tempo regulamentar e cai nas quartas de final da competição continental
Conmebol admite erro em pênalti não marcado sobre Vini Jr
Copa américa - 03/07/2024
Conmebol admite erro em pênalti não marcado sobre Vini Jr
Segundo a entidade, VAR errou ao concluir que Muñoz havia tocado na bola antes de derrubar o brasileiro
Brasil empata com Colômbia e enfrentará Uruguai nas quartas da Copa América
Copa américa - 03/07/2024
Brasil empata com Colômbia e enfrentará Uruguai nas quartas da Copa América
Gol da seleção brasileira saiu pelos pés de Raphinha, de falta; classificada em primeiro lugar do Grupo D, seleção colombiana jogará contra o Panamá
"Tivemos Guardiola praticamente fechado com a seleção brasileira", diz agente
Seleção brasileira - 30/06/2024
"Tivemos Guardiola praticamente fechado com a seleção brasileira", diz agente
Empresário André Cury declarou que técnico espanhol quase assumiu Brasil antes da Copa do Mundo de 2014
Com dois gols de Vini Jr, Brasil goleia Paraguai na Copa América
Copa américa - 29/06/2024
Com dois gols de Vini Jr, Brasil goleia Paraguai na Copa América
Seleção brasileira se impõe no Allegiant Stadium, em Las Vegas, e ganha sem correr riscos