SP anuncia retomada do tatuzão em agosto nas obras da Linha 6-Laranja do Metrô
Tuneladora ficou submersa depois do acidente que abriu uma cratera na Marginal Tietê
O Governo de São Paulo anunciou nesta 5ª feira (21.jul) a retomada da operação da máquina tuneladora, mais conhecida como tatuzão, nas obras da Linha 6- Laranja do Metrô em agosto. O equipamento ficou submerso após um acidente na obra abrir uma cratera na Marginal Tietê em 1° de fevereiro deste ano.
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"Fiz uma visita ao túnel que passa embaixo do rio Tietê, onde teremos em agosto o reinício da perfuração do tatuzão no sentido centro e, até o início de novembro, o início da perfuração da obra da Linha-6 no sentido norte", informou o governador Rodrigo Garcia em visita a futura estação Santa Marina, onde houve o acidente há quase seis meses. "Apesar do incidente que tivemos no início do ano, a obra não parou, outras frentes foram fortalecidas para que mantivéssemos a obra nesse cronograma e a nossa expectativa é que ao final de 2025 a Linha das Universidades já possa estar servindo mais de 600 mil passageiros todos os dias", completou.
Localizada na região da Água Branca, na zona oeste de São Paulo, a estação Santa Marina é a que tem as obras mais adiantadas, segundo o governo. Com cerca de 40% das obras já concluídas.
Lúcio Matteucci, diretor da Acciona -- concessionária responsável pela obra da Linha 6 -- acompanhou a visita e deu mais detalhes sobre a situação do aparelhos.
"Nesses seis meses, nos preocupameos em recuperar as estruturas do local do evento para poder retirar a máquina e iniciar a reparação. Então nesses seis meses foi feita a reparação, o esgotamento da água, de todo esgoto que estava ali acumulado na estrutura para, depois, a gente começar a fazer a repação da máquina.", afirmou
De acordo com Matteucci, o equipamento ainda está em reparação e aguarda peças importadas.
" A máquina ainda segue em reparação e a previsão é que para o final de agosto, chegando todos os materiais que ainda faltam ser importados, a gente retome a escavação da máquina, que vai sentido sul, que vai escavar 10 km", declarou.
Apesar do incidente, tanto o governo de São Paulo quanto a Acciona mantiveram o cronograma de entrega da obra para o final de 2025. A linha universitária terá 15 estações e deve transportar mais de 630 mil passageiros por dia.