Brasil

Bolsonaro rebate fala de Mourão sobre Ucrânia: "Falando algo que não deve"

Em transmissão semanal, ao lado do chanceler, presidente comentou situação de brasileiros na Europa

O presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou as recentes declarações do vice, Hamilton Mourão (PRTB), sobre a invasão russa à Ucrânia. Em sua transmissão semanal, na noite desta 5ª feira (24.fev), Bolsonaro citou o artigo 84 da Constituição, que estabelece as atribuições do presidente da República, para alegar que o vice-presidente não poderia omitir opiniões sobre o posicionamento do governo brasileiro a respeito do conflito na Europa.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Com todo o respeito, a pessoa está falando algo que não deve. Não é de competência dela, é de competência nossa. O artigo 84 da constituição fala que quem se posiciona sobre isso é o presidente; e quem é o presidente? Quem fala dessas questões chama-se Jair Messias Bolsonaro. E ninguém mais fala", disse o presidente sem mencionar nominalmente Mourão.

O presidente argumentou ainda que, antes de se posicionar sobre o tema, precisa "dimensionar o que está acontecendo" e que, para isso, deve consultar o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, que também participou da live, e o ministro da Defesa, general Braga Netto, e ressaltou, referindo-se novamente ao vice-presidente, que "quem está falando, está dando 'piruada' naquilo que não lhe compete".

Sem acrescentar mais detalhes sobre os futuros passos da diplomacia brasileira, Bolsonaro acrescentou: "Nossa posição é pela paz. A paz interessa a todos nós, a guerra não interessa a ninguém".

Mais cedo, questionado por jornalistas sobre a posição diplomática do país em relação às incursões russas em território ucraniano, Hamilton Mourão não poupou críticas à medidas de Vladimir Putin e defendeu a intervenção militar de países membros da OTAN, a Organização do Tratado do Atlântico Norte, para deter o avanço da Rússia em direção a Kiev, tal qual na Segunda Guerra Mundial.

"Tem que haver uso da força, apoio à Ucrânia, mais do que está sendo colocado, essa é minha visão. Se o mundo ocidental pura e simplesmente deixar que a Ucrânia caia por terra, o próximo será a Moldávia, depois os Estados Bálticos, e assim sucessivamente. Igual a Alemanha hitlerista fez no final dos anos 30", explicou o vice-presidente, justificando que apenas sanções econômicas não seriam suficientes para barrar Putin.

Hamilton Mourão também negou que o Brasil esteja em posição de neutralidade, em relação ao conflito, e diferente do que afirmou o presidente, quando em visita à Rússia, defendeu a integridade do território ucraniano. 

"O Brasil não está neutro. O Brasil deixou muito claro que respeita a soberania da Ucrânia. O Brasil não concorda com invasão do território ucraniano, isso é uma realidade", disse ele, que em seguida considerou que o país tem pouco a oferecer contra a Rússia, no momento. (...) O Brasil tem tomado o posicionamento dele dentro da ONU, respeitando os princípios básicos do direito internacional, de não intervenção, assegurar soberania", disse o vice-presidente.

Resgate de brasileiros na Ucrânia

A respeito dos brasileiros que residem na Ucrânia, o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, informou que um plano de contingência já está sendo elaborado, em conjunto com o Ministério da Defesa. Segundo o ministro, a estratégia é fazer a retirada por terra dessa população, com a ajuda do governo local e de países vizinhos, como a Polônia, já que o espaço aéreo ucraniano está fechado.

Carlos França disse ainda que a embaixada do Brasil em Kiev já está preparada para acolher os cidadãos e fez um apelo para que os brasileiros, que estão em cidades da região leste da Ucrânia, a mais afetada pelas incursões russas, se dirijam ao consulado do país na capital ucraniana.

O ministro também pediu para que essa população entre em contato com o governo brasileiro, por meio das redes sociais da embaixada, para prestar informações a respeito de sua localização e condições de segurança durante o conflito no país.

Em nota oficial, divulgada na tarde desta 5ª feira, o Ministério das Relações Exteriores havia informado que não possuía um plano para o resgate dos 500 brasileiros que estão na Ucrânia.

"Não há plano de resgate da parte do Brasil, e talvez de nenhum país. Talvez seja uma expressão, mas na prática, não há. O espaço aéreo está fechado e não se faz uma incursão em um país a fim de resgatar cidadãos sem que isso seja muito bem combinado e planejado, não há, portanto, essa hipótese", disse o embaixador Leonardo Gorgulho, atual secretário de Comunicação e Cultura da pasta.
 

Leia também:
+ Imagens de vítimas viram símbolo da guerra na Ucrânia

Publicidade

Assuntos relacionados

portalnews
sbtnews
brasil
governo
jair bolsonaro
presidente
live de bolsonaro
ucrânia
guerra na ucrânia
invasão à ucrânia
rússia
vladimir putin
itamaraty
ministro das Relações Exteriores
Carlos França

Últimas notícias

Brasil perde para a Alemanha e se complica no basquete olímpico
Esporte - 30/07/2024
Brasil perde para a Alemanha e se complica no basquete olímpico
Esquadrão brasileiro sofreu segunda derrota em Paris por 86 a 73 e tentará classificação às quartas de final contra o Japão
Japão é pedra no sapato do Brasil nas Olimpíadas de Paris; veja resultados
Olimpíadas - 29/07/2024
Japão é pedra no sapato do Brasil nas Olimpíadas de Paris; veja resultados
País asiático está levando a melhor contra os representantes brasileiros nos Jogos de Paris
Brasil perde para Japão de virada e se complica na fase de grupos das Olimpíadas
Olimpíadas - 28/07/2024
Brasil perde para Japão de virada e se complica na fase de grupos das Olimpíadas
Seleção brasileira sofre dois gols nos acréscimos do segundo tempo e dependerá de combinação de resultados para avançar na competição
Judoca Willian Lima garante prata e é primeiro medalhista brasileiro em Paris
Olimpíadas - 28/07/2024
Judoca Willian Lima garante prata e é primeiro medalhista brasileiro em Paris
Willian sofre ippon e acaba derrotado na final da categoria de 66kg pelo judoca japonês Abe Hifumi
Jorginho detona jogadores da seleção: "Acaba uma Copa América, já postam foto em Ibiza"
Sbt sports - 20/07/2024
Jorginho detona jogadores da seleção: "Acaba uma Copa América, já postam foto em Ibiza"
Campeão do Mundo em 94, ele fez o discurso durante um jantar em homenagem aos 30 anos do Tetra
Brasil perde para Uruguai nos pênaltis e é eliminado da Copa América
Copa américa - 07/07/2024
Brasil perde para Uruguai nos pênaltis e é eliminado da Copa América
Seleção brasileira fica no 0 a 0 no tempo regulamentar e cai nas quartas de final da competição continental
Conmebol admite erro em pênalti não marcado sobre Vini Jr
Copa américa - 03/07/2024
Conmebol admite erro em pênalti não marcado sobre Vini Jr
Segundo a entidade, VAR errou ao concluir que Muñoz havia tocado na bola antes de derrubar o brasileiro
Brasil empata com Colômbia e enfrentará Uruguai nas quartas da Copa América
Copa américa - 03/07/2024
Brasil empata com Colômbia e enfrentará Uruguai nas quartas da Copa América
Gol da seleção brasileira saiu pelos pés de Raphinha, de falta; classificada em primeiro lugar do Grupo D, seleção colombiana jogará contra o Panamá
"Tivemos Guardiola praticamente fechado com a seleção brasileira", diz agente
Seleção brasileira - 30/06/2024
"Tivemos Guardiola praticamente fechado com a seleção brasileira", diz agente
Empresário André Cury declarou que técnico espanhol quase assumiu Brasil antes da Copa do Mundo de 2014
Com dois gols de Vini Jr, Brasil goleia Paraguai na Copa América
Copa américa - 29/06/2024
Com dois gols de Vini Jr, Brasil goleia Paraguai na Copa América
Seleção brasileira se impõe no Allegiant Stadium, em Las Vegas, e ganha sem correr riscos