Brasil

Prévias do PSDB: ataque hacker ao app é "muito plausível", diz empresa

Segundo a Faurgs, houve uma demanda incomum da capacidade de processamento de dados da plataforma

A Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs), responsável por desenvolver o aplicativo Prévias PSDB, disse que o problema apresentado pela plataforma no domingo (21.nov) pode ter sido provocado por um ataque hacker. A hipótese já havia sido levantada pelo partido no dia da votação.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Uma nota divulgada nesta 4ª feira (24.nov), assinada pelo diretor de projetos da Faurgs, Hugo Müller Neto, diz que apuração feita pela empresa concluiu que um congestionamento de acessos incompatível com a quantidade de filiados do PSDB cadastrados para votar é a "causa mais provável" do mau funcionamento do aplicativo. "Portanto, a Faurgs considera muito plausível a ocorrência de um ataque de hackers ao aplicativo, a partir das 8h15 - uma vez que desde às 7h o sistema funcionou perfeitamente, com cerca de dois mil votos computados. Após isso, até o final da votação, ainda mil votos foram computados", completa o comunicado.

A instituição acrescenta que, no último domingo, houve uma demanda incomum da capacidade de processamento de dados do Prévias PSDB entre 8h e 18h. Segundo a Faurgs, 44.828 se cadastraram no aplicativo para votar, o que corresponde a 60% do "objeto contratado". Os testes preliminares da plataforma, ou seja, feitos antes da eleição interna do partido, teriam demonstrado resultados satisfatórios em relação ao funcionamento.

Veja a nota da empresa na íntegra:

Com experiência de mais de duas décadas atuando no desenvolvimento de softwares, a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS) reitera seu compromisso com a excelência de seus projetos. Em relação às instabilidades verificadas no aplicativo das prévias do PSDB, reforça que:

1) A FAURGS respondeu a uma carta-convite do PSDB para o desenvolvimento de um sistema de eleição visando atender às necessidades específicas dos filiados ao partido, com prioridade para a segurança, facilidade de uso e acessibilidade. O prazo solicitado foi de 90 dias, a partir da assinatura do contrato.

2) Durante o processo, a FAURGS adequou sua solução às novas demandas apresentadas e produziu dez versões preliminares do sistema até chegar à final, que se divide em aplicativo de celular (app) e outro para a web.

3) A empresa independente que acompanhou o processo, escolhida pelo cliente, apresentou dois relatórios de avaliação. Como resposta, a FAURGS corrigiu, mitigou e controlou os riscos apontados. Todos os testes preliminares realizados na FAURGS demonstraram resultados satisfatórios de operação, considerando normas internacionais de segurança e performance.

4) A primeira parte do sistema foi disponibilizada pela FAURGS ao cliente dia 10 de outubro. Ao todo, 44.828 eleitores se cadastraram com sucesso no aplicativo - cumprindo, assim, 60% do objeto contratado.

5) O teste do sistema nas instalações do cliente ocorreu dia 18 de novembro e todas as medidas para viabilizar a operação foram implementadas. Em 21 de novembro, dia da votação, foi verificada uma demanda atípica de capacidade de processamento de dados entre 8h e 18h. 

6) A apuração da FAURGS apontou como causa mais provável um congestionamento de acessos incompatível com o número de eleitores cadastrados. Portanto, a FAURGS considera muito plausível a ocorrência de um ataque de hackers ao aplicativo, a partir das 8h15 - uma vez que desde às 7h o sistema funcionou perfeitamente, com cerca de dois mil votos computados. Após isso, até o final da votação, ainda mil votos foram computados.

7) Diante disso, a FAURGS esclarece que, nas condições normais contratadas, o software desenvolvido funcionou perfeitamente. A plataforma utilizada (Azure Microsoft) tem capacidade para muito mais acessos do que o tamanho do colégio eleitoral. A instabilidade, portanto, se deu por condições externas ao aplicativo.

8) A apuração das causas da anormalidade do sistema deve ser confirmada por iniciativa do cliente. Para isso, ela deve contar com empresas especializadas nesse tipo de auditoria e, principalmente, de forma independente da FAURGS. 

9) A FAURGS reitera que os cerca de três mil votos registrados no sistema estão assegurados, com sigilo absoluto e contagem preservada.

10) Garantidas as condições normais, o aplicativo está apto para sua utilização.

Como empresa privada sem fins lucrativos, a FAURGS desenvolve softwares com domínio tecnológico de sistemas de proteção de dados de classe mundial. Seus processos de desenvolvimento são certificados pela ISO 9001 e estão atualizados para atenderem à LGPD. Sistemas de inteligência artificial são utilizados para validação de usuários por biometria facial e análises de anormalidades em fluxos de informações, dentre outras aplicações. 

A instituição reforça seu compromisso com a transparência e a responsabilidade social, seguindo sempre aberta a prestar qualquer tipo de esclarecimento.

Hugo F. Müller Neto, Dr.
Diretor de Projetos da FAURGS

Publicidade

Assuntos relacionados

portalnews
sbtnews
Brasil
prévias
PSDB
tecnologia
ataque
hacker
aplicativo
funcionamento
empresa
Faurgs
problema
filiados
cadastros
votação
processamento
dados
política
eleicoes

Últimas notícias

Brasil perde para a Alemanha e se complica no basquete olímpico
Esporte - 30/07/2024
Brasil perde para a Alemanha e se complica no basquete olímpico
Esquadrão brasileiro sofreu segunda derrota em Paris por 86 a 73 e tentará classificação às quartas de final contra o Japão
Japão é pedra no sapato do Brasil nas Olimpíadas de Paris; veja resultados
Olimpíadas - 29/07/2024
Japão é pedra no sapato do Brasil nas Olimpíadas de Paris; veja resultados
País asiático está levando a melhor contra os representantes brasileiros nos Jogos de Paris
Brasil perde para Japão de virada e se complica na fase de grupos das Olimpíadas
Olimpíadas - 28/07/2024
Brasil perde para Japão de virada e se complica na fase de grupos das Olimpíadas
Seleção brasileira sofre dois gols nos acréscimos do segundo tempo e dependerá de combinação de resultados para avançar na competição
Judoca Willian Lima garante prata e é primeiro medalhista brasileiro em Paris
Olimpíadas - 28/07/2024
Judoca Willian Lima garante prata e é primeiro medalhista brasileiro em Paris
Willian sofre ippon e acaba derrotado na final da categoria de 66kg pelo judoca japonês Abe Hifumi
Jorginho detona jogadores da seleção: "Acaba uma Copa América, já postam foto em Ibiza"
Sbt sports - 20/07/2024
Jorginho detona jogadores da seleção: "Acaba uma Copa América, já postam foto em Ibiza"
Campeão do Mundo em 94, ele fez o discurso durante um jantar em homenagem aos 30 anos do Tetra
Brasil perde para Uruguai nos pênaltis e é eliminado da Copa América
Copa américa - 07/07/2024
Brasil perde para Uruguai nos pênaltis e é eliminado da Copa América
Seleção brasileira fica no 0 a 0 no tempo regulamentar e cai nas quartas de final da competição continental
Conmebol admite erro em pênalti não marcado sobre Vini Jr
Copa américa - 03/07/2024
Conmebol admite erro em pênalti não marcado sobre Vini Jr
Segundo a entidade, VAR errou ao concluir que Muñoz havia tocado na bola antes de derrubar o brasileiro
Brasil empata com Colômbia e enfrentará Uruguai nas quartas da Copa América
Copa américa - 03/07/2024
Brasil empata com Colômbia e enfrentará Uruguai nas quartas da Copa América
Gol da seleção brasileira saiu pelos pés de Raphinha, de falta; classificada em primeiro lugar do Grupo D, seleção colombiana jogará contra o Panamá
"Tivemos Guardiola praticamente fechado com a seleção brasileira", diz agente
Seleção brasileira - 30/06/2024
"Tivemos Guardiola praticamente fechado com a seleção brasileira", diz agente
Empresário André Cury declarou que técnico espanhol quase assumiu Brasil antes da Copa do Mundo de 2014
Com dois gols de Vini Jr, Brasil goleia Paraguai na Copa América
Copa américa - 29/06/2024
Com dois gols de Vini Jr, Brasil goleia Paraguai na Copa América
Seleção brasileira se impõe no Allegiant Stadium, em Las Vegas, e ganha sem correr riscos