Brasi

Perspectivas: Natal terá "torta de climão?" especialista diz que famílias seguem dividas por eleição

Analista político Thomas Traumann diz que brasileiros não querem fazer as pazes e famílias seguem rachadas

Em entrevista concedida ao programa Perspectivas, o analista político Thomas Traumann afirmou que as famílias ainda devem permanecer divididas por conta das eleições de 2022, que foram polarizadas por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Ao lado do cientista político Felipe Nunes, ele lançou o livro "Biografia do Abismo" que aborda a polarização da sociedade brasileira. 

Assista ao vídeo

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Em tom de brincadeira, a jornalista e apresentadora do Perspectivas, Débora Bergamasco, perguntou ao especialista se o Natal deste ano ainda teria "torta de climão". Traumann respondeu que sim.

"O capítulo mais difícil desse livro foi tentar explicar: tem saída, com a gente faz, como a gente resolve, como sai dessa? Tem aquelas soluções fácies de falar: se os políticos falarem melhor e pararem de brigar, se o STF tiver posição menos vocal, se o Congresso tentar menos CPIs, se a mídia parar de fazer tantos caça-cliques nas redes, mas isso não resolve", disse.  

Thomas defende no livro que a polarização é algo positivo, mas até certo ponto. No Brasil, a polarização chegou a um extremo. Segundo ele, as bolhas (do lulo-petismo e do bolsonarismo) estão de costas uma para as outras, fazendo existir um abismo, impedindo o diálogo. 

Segundo ele, a chegada de Bolsonaro ao poder acirrou a situação pelo chamado "viés de confirmação". No Brasil e no mundo, políticos de direita conseguiram fazer com que seus eleitores deixassem de acreditar na mídia tradicional e passassem a consumir informação pelas redes sociais, quase que exclusivamente. 

Com isso, essas pessoas recebem apenas conteúdos que corroboram suas ideias, sem espaço para o contraditório, o que contribui ainda mais para esse afastamento das bolhas. Isso também é usado pela esquerda, mas, especialmente no Brasil, a direita fez maior uso dessa estratégia. 

Segundo Thomas, a polarização que gerou brigas entre amigos e família não será resolvida em Brasília, mas deve partir das próprias pessoas. "O problema é da sociedade. Ele não vai se resolver, não é Lula e o Bolsonaro. Mesmo se os dois sentares, olha só vamos junto para o Brasil, não vai conseguir. As pessoas estão divididas. Isso só se resolver se a gente quiser resolver, se as pessoas quiserem se reconciliar", disse. 

Veja também: 

Publicidade

Assuntos relacionados

Brasil
perspectivas
polarização
lula
bolsonaro
noticias
sbtnews
portalnews

Últimas notícias

"Marreta em toda arquitetura hostil", diz padre Júlio Lancellotti no Palácio do Planalto
Governo - 11/12/2023
"Marreta em toda arquitetura hostil", diz padre Júlio Lancellotti no Palácio do Planalto
Padre participou de evento de lançamento do Plano Nacional Ruas Visíveis, do governo federal, para atender pessoas em situação de rua.
Ônibus da cantora Brisa Star, a "fadinha do piseiro", cai em ribanceira
Polícia - 26/06/2023
Ônibus da cantora Brisa Star, a "fadinha do piseiro", cai em ribanceira
Artista estava com a banda e os pais. Acidente foi registrado no interior do Ceará
Mais de 30 sequestradores foram presos em SP apenas em 2023
Sbt brasil - 26/02/2023
Mais de 30 sequestradores foram presos em SP apenas em 2023
Crime cometido pelos criminosos ficou conhecido como "golpe do amor"
Parada do Orgulho LGBT+ reúne multidão em São Paulo
Brasil - 20/06/2022
Parada do Orgulho LGBT+ reúne multidão em São Paulo
Evento, que voltou às ruas após dois anos, adotou o tom político em seu tema
MEI deve pagar ou negociar dívidas até 31 de agosto
Economia - 28/08/2021
MEI deve pagar ou negociar dívidas até 31 de agosto
Aqueles que não regularizarem a situação podem ter CNPJ cancelado